Nós realizamos a transformação digital na sua empresa.
E-commerce

Principais riscos de um projeto de E-commerce

Ao fazer uma análise dos projetos de lojas virtuais de forma macro, você conseguirá apresentar o gerenciamento de riscos mais prováveis e que poderão impactar diretamente sobre a sua loja. Conheça aqui alguns riscos de um projeto de E-commerce e faça um bom gerenciamento de projeto antes de inaugurar sua loja para evitar problemas:

E-commerce: Principais riscos de um projeto

  • Recurso Operacional

Diversas empresas que estão iniciando um projeto ou uma loja virtual acreditam que o planejamento, a execução e a gestão para uma loja online é algo fácil e rápido. Porém, para os que imaginam esse projeto dessa forma acabam por se enganar, correndo o risco, inclusive, de enfiar os pés pelas mãos.

Nos projetos em que uma única pessoa fica responsável pela estratégia, gestão e operação a ser desempenhada, ela até consegue finalizá-lo, mas acaba por afetar o fator tempo e qualidade. Isso acontece porque dificilmente uma pessoa irá ter um perfil voltado para esses três tipos de fatores. Portanto, o ideal nesse caso é identificar quais são os recursos precisos e qualificados para cada uma das etapas desse projeto.

  • Processo operacional

Antes de um Go Live da sua loja virtual, desenvolva o processo que contenha todos os fluxos da operação, pois isso é muito importante desde a compra até fazer a entrega do produto ou serviço. Assim que finalizá-lo, já providencie testes de compras de forma a seguir todo o fluxo mapeado com um objetivo de fazer uma identificação de possíveis falhas e também melhorias.

img2

  • Integração de ERP com uma plataforma

Aqui é de extrema importância acompanhar um determinado cronograma de tarefas que tenha data final de todas as integrações ligadas as ERP com a plataforma. Uma falha nessa integração ocasionará um impacto direto no cadastro de seus produtos, pedidos, emissão de notas fiscais, fluxo de pagamento e estoque. Um erro em uma dessas integrações poderá resultar num pesadelo enorme e um descontrole total.

  • Meios de pagamento e antifraude

É importante fazer uma seleção de todos os fornecedores e acioná-los já no início do seu projeto. Afinal, no tempo que é determinado para a execução do projeto, devem ser finalizadas também as etapas de homologação em todos os demais processos.

  • LogísticLogistica-Dominus-Auditoria2

No quesito processo de aquisição de um fornecedor logístico, é necessário que a contratação, assim como a análise, seja realizada já no início do projeto. No decorrer da execução do seu projeto é preciso traçar uma estratégia de negócio e fazer todos os testes que julgar necessários. Sem contar que, além de identificar quais os riscos você pode correr, é de extrema importância fazer, inclusive, as análises quantitativas e qualitativas dos perigos e gerenciá-los.

Embora poucos empresários deem a devida atenção a uma boa gestão de projetos no momento em que está implantando um projeto de comércio eletrônico, na verdade é preciso que esta seja uma das preocupações mais importantes, já que isso é o que controlará e garantirá o sucesso no caso da entrega do projeto.

Lembre-se de que qualquer metodologia que for escolhida precisará ser adaptada para a realização do projeto e sua realidade, pois isso é o que irá propor um resultado final conforme o esperado.

 

Quer saber mais sobre e-commerce? Baixe agora nosso e-book gratuito com 10 dicas para aumentar a conversão do seu e-commerce!

Compartilhe este post

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!