Ter uma presença digital é essencial para qualquer empresa nos dias atuais. Diante da acirrada concorrência, se destacar entre as inúmeras possibilidades de negócios, independentemente do setor, requer planejamento e estratégia de marketing. Para estar à frente dos outros, o seu site precisa de um mapeamento de palavras-chave.
Esse procedimento é fundamental para que a sua página alcance as melhores posições nos resultados de pesquisa nos mecanismos de busca. Isso ocorre porque quanto mais organizado estiver o conteúdo dentro do seu site, mais fácil ele será encontrado pelos bots dos buscadores.
Continue lendo e conheça os benefícios do mapeamento de palavras-chaves para um site e como ele aprimora o trabalho de SEO de uma página!
Aprimore a estrutura do seu site com Mapeamento de palavras-chave
É preciso seguir cinco etapas para consolidar a estruturação de um site de uma forma organizada. Com esse processo, a página terá condições de atrair mais visitantes e leitores que vão se converter potencialmente em clientes do negócio.
1 – Auditar o site
O primeiro passo é entender a situação atual da sua página. Por isso, uma auditoria e revisão do mapa do site são essenciais. Nesta etapa é importante que a auditoria faça perguntas como:
- Seus usuários conseguem encontrar facilmente o que estão procurando?
- Eles ficam presos em uma área específica?
- Qual é a sua taxa de rejeição e tempo no site?
- O seu conteúdo está organizado de uma maneira fácil de filtrar e passar das páginas ToFu (Topo do Funil) para as páginas BoFu (Fundo do Funil)?
Uma dica importante para obter todos esses dados é utilizar um mapa de calor como o Hotjar e verificar o Google Analytics para ter relatórios mais precisos.
2 – Pesquisar palavras-chaves
Outro passo inicial fundamental é a pesquisa de palavras-chaves. Para que elas sejam efetivamente relevantes, você precisa considerar a intenção da pesquisa feita pelos usuários. Esse é o processo reflexivo que levou uma pessoa a pesquisar uma palavra-chave ou frase. Compreender a intenção da pesquisa é entender uma funcionalidade básica do Google e das suas recentes atualizações do algoritmo. Com essa compreensão, você poderá focar sua estruturação de palavras-chaves no Fundo do Funil e assim descrever o produto ou serviço exato que seu negócio oferece.
Esse procedimento é importante porque à medida que os mecanismos de pesquisa se tornaram mais refinados, eles integraram partes da linguagem como semântica – desde significados de palavras a frases ou textos. A dica é se atentar aos termos de alta demanda em suas páginas atuais que não estão associados à intenção delas, uma vez que, se trata de intenções de pesquisas incompatíveis. É fundamental satisfazer a intenção da pesquisa, já que se trata do objetivo principal do Google, por exemplo.
3 – Criar um mapa de palavras-chave
Após auditar o seu site e fazer a pesquisa de palavras-chave, chegou o momento de criar um mapa delas. Ele é a lista das palavras-chaves pesquisadas divididas em grupos, de acordo com a intenção de pesquisas. Para isso, por sua vez, é essencial levar em consideração a estrutura das possíveis verticais de conteúdo. Essa organização em lista das palavras-chaves – levando em consideração os clusters – é primordial para configurar o seu site de uma maneira que alinhe o conteúdo com os diferentes níveis de intenção de pesquisa, segundo o funil de vendas.
O ideal nessa etapa é trabalhar com uma planilha, uma vez que é possível separar cada elemento e página do seu site. Com isso, é possível refletir a arquitetura do seu site de modo a apresentar as páginas e suas subpáginas. Em seguida, é possível especificar em qual etapa do funil um determinado conteúdo está, o que facilita a satisfação da intenção de pesquisa de cada usuário. Por fim, organizar as palavras-chaves em clusters auxilia no processo de desenvolvimento de conteúdo e favorece as melhores práticas de SEO.
4 – Revisar a estrutura do site
Com o mapa de palavras-chaves pronto é possível fazer os ajustes necessários na estrutura do seu site de modo a atender os rastreadores dos mecanismos de pesquisa. A maioria dos sites costumam ter páginas de vendas de fundo de funil ou estudos de caso de meio, em forma de postagens de blog. Com o mapa é possível visualizar que a melhor forma de organizar essas páginas é em uma vertical de conteúdo.
Durante essa etapa, no entanto, é preciso se atentar com o processo de atualização de URLs e diretórios de sua página para que não redirecione um usuário a um link quebrado. Conforme novos conteúdos são criados, é preciso manter a organização de tópicos no mapa de palavras-chave, o que ajuda a dimensionar o conteúdo e mantém a organização do site.
5 – Revisar e atualizar o mapa de palavras-chave a cada 3 meses
As etapas mais trabalhosas já foram executadas. Para que todo o seu mapeamento continue efetivo, é fundamental atualizar seu mapa de palavras-chave regularmente, de modo que atenda a sua estratégia de conteúdo. Assim, conforme um novo conteúdo for desenvolvido, você precisa verificar as palavras-chaves que você já possui e realizar ajustes se necessário.
Essa revisão periódica permite que seu mapa se mantenha atualizado, além de extrair novos tópicos e ideias sobre potenciais conteúdos. O ideal é seguir as seguintes recomendações:
- Agende uma atualização de auditoria de SEO e otimização do plano de conteúdo a cada 3-6 meses.
- Resuma os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que surgirem.
- Anote os próximos passos propostos e o orçamento estimado.
- Revise as palavras-chave para cada parte do conteúdo antes de escrevê-lo.
- Acompanhe o desempenho do seu conteúdo e faça ajustes no plano conforme necessário.
Pronto! Com esses cinco passos você poderá segmentar os seus leads, descobrir oportunidades de expansão e otimizar a produção de conteúdo. Tudo isso levará mais tráfego de qualidade para a sua página. Com o mapa de palavras-chaves, a estrutura do seu site é aprimorada e seu negócio estará pronto para os desafios futuros das atualizações dos algoritmos.
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