Nós realizamos a transformação digital na sua empresa.
Avanti

Mapeamento de palavras-chaves fortalece o seu site e os seus resultados

Ter uma presença digital é essencial para qualquer empresa nos dias atuais. Diante da acirrada concorrência, se destacar entre as inúmeras possibilidades de negócios, independentemente do setor, requer planejamento e estratégia de marketing. Para estar à frente dos outros, o seu site precisa de um mapeamento de palavras-chave.

Esse procedimento é fundamental para que a sua página alcance as melhores posições nos resultados de pesquisa nos mecanismos de busca. Isso ocorre porque quanto mais organizado estiver o conteúdo dentro do seu site, mais fácil ele será encontrado pelos bots dos buscadores.

Continue lendo e conheça os benefícios do mapeamento de palavras-chaves para um site e como ele aprimora o trabalho de SEO de uma página!

Aprimore a estrutura do seu site com Mapeamento de palavras-chave

É preciso seguir cinco etapas para consolidar a estruturação de um site de uma forma organizada. Com esse processo, a página terá condições de atrair mais visitantes e leitores que vão se converter potencialmente em clientes do negócio.

1 – Auditar o site
O primeiro passo é entender a situação atual da sua página. Por isso, uma auditoria e revisão do mapa do site são essenciais.  Nesta etapa é importante que a auditoria faça perguntas como:

  • Seus usuários conseguem encontrar facilmente o que estão procurando? 
  • Eles ficam presos em uma área específica?
  • Qual é a sua taxa de rejeição e tempo no site?
  • O seu conteúdo está organizado de uma maneira fácil de filtrar e passar das páginas ToFu (Topo do Funil) para as páginas BoFu (Fundo do Funil)?

Uma dica importante para obter todos esses dados é utilizar um mapa de calor como o Hotjar e verificar o Google Analytics para ter relatórios mais precisos.

2 – Pesquisar palavras-chaves
Outro passo inicial fundamental é a pesquisa de palavras-chaves. Para que elas sejam efetivamente relevantes, você precisa considerar a intenção da pesquisa feita pelos usuários. Esse é o processo reflexivo que levou uma pessoa a pesquisar uma palavra-chave ou frase. Compreender a intenção da pesquisa é entender uma funcionalidade básica do Google e das suas recentes atualizações do algoritmo. Com essa compreensão, você poderá focar sua estruturação de palavras-chaves no Fundo do Funil e assim descrever o produto ou serviço exato que seu negócio oferece.

Esse procedimento é importante  porque à medida que os mecanismos de pesquisa se tornaram mais refinados, eles integraram partes da linguagem como semântica – desde significados de palavras a frases ou textos. A dica é se atentar aos termos de alta demanda em suas páginas atuais que não estão associados à intenção delas, uma vez que, se trata de intenções de pesquisas incompatíveis. É fundamental satisfazer a intenção da pesquisa, já que se trata do objetivo principal do Google, por exemplo.

3 – Criar um mapa de palavras-chave
Após auditar o seu site e fazer a pesquisa de palavras-chave, chegou o momento de criar um mapa delas. Ele é a lista das palavras-chaves pesquisadas divididas em grupos, de acordo com a intenção de pesquisas. Para isso, por sua vez, é essencial levar em consideração a estrutura das possíveis verticais de conteúdo. Essa organização em lista das palavras-chaves – levando em consideração os clusters – é primordial para configurar o seu site de uma maneira que alinhe o conteúdo com os diferentes níveis de intenção de pesquisa, segundo o funil de vendas.

O ideal nessa etapa é trabalhar com uma planilha, uma vez que é possível separar cada elemento e página do seu site. Com isso, é possível refletir a arquitetura do seu site de modo a apresentar as páginas e suas subpáginas. Em seguida, é possível especificar em qual etapa do funil um determinado conteúdo está, o que facilita a satisfação da intenção de pesquisa de cada usuário. Por fim, organizar as palavras-chaves em clusters auxilia no processo de desenvolvimento de conteúdo e favorece as melhores práticas de SEO. 

4 – Revisar a estrutura do site
Com o mapa de palavras-chaves pronto é possível fazer os ajustes necessários na estrutura do seu site de modo a atender os rastreadores dos mecanismos de pesquisa. A maioria dos sites costumam ter páginas de vendas de fundo de funil ou estudos de caso de meio, em forma de postagens de blog. Com o mapa é possível visualizar que a melhor forma de organizar essas páginas é em uma vertical de conteúdo.

Durante essa etapa, no entanto, é preciso se atentar com o processo de atualização de URLs e diretórios de sua página para que não redirecione um usuário a um link quebrado. Conforme novos conteúdos são criados, é preciso manter a organização de tópicos no mapa de palavras-chave, o que ajuda a dimensionar o conteúdo e mantém a organização do site.

5 – Revisar e atualizar o mapa de palavras-chave a cada 3 meses
As etapas mais trabalhosas já foram executadas. Para que todo o seu mapeamento continue efetivo, é fundamental atualizar seu mapa de palavras-chave regularmente, de modo que atenda a sua estratégia de conteúdo. Assim, conforme um novo conteúdo for desenvolvido, você precisa verificar as palavras-chaves que você já possui e realizar ajustes se necessário.

Essa revisão periódica permite que seu mapa se mantenha atualizado, além de extrair novos tópicos e ideias sobre potenciais conteúdos. O ideal é seguir as seguintes recomendações:

  • Agende uma atualização de auditoria de SEO e otimização do plano de conteúdo a cada 3-6 meses.
  • Resuma os pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que surgirem.
  • Anote os próximos passos propostos e o orçamento estimado.
  • Revise as palavras-chave para cada parte do conteúdo antes de escrevê-lo.
  • Acompanhe o desempenho do seu conteúdo e faça ajustes no plano conforme necessário.

Pronto! Com esses cinco passos você poderá segmentar os seus leads, descobrir oportunidades de expansão e otimizar a produção de conteúdo. Tudo isso levará mais tráfego de qualidade para a sua página. Com o mapa de palavras-chaves, a estrutura do seu site é aprimorada e seu negócio estará pronto para os desafios futuros das atualizações dos algoritmos.

E aí gostou das dicas? A Avanti pode te ajudar a alcançar os melhores resultados. Entre em contato: atendimentocampinas@penseavanti.com.br

Compartilhe este post

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!