O seu 2020 prevê, no planejamento de marketing digital, campanhas incríveis para alcançar os melhores resultados esse ano? Que bom! Esse é um ponto essencial, mas medir o sucesso dessas ações é ainda mais importante para renovar ou melhorar essas campanhas.
Estamos falando de mensuração de resultados! Para isso, você precisa dos tão falados KPIs (Key Performance Indicators) – em português, Indicadores-chave de Desempenho. Para te ajudar, vamos explicar direitinho o que são esses KPIs e em quais você precisa ficar de olho.
O que são KPIs?
Provavelmente você está ambientado com o termo, mas vamos relembrar o conceito rapidamente? KPIs são métricas específicas definidas de acordo com os objetivos que o negócio pretende alcançar a fim de mensurar o retorno das ações realizadas.
Por meio dos KPIs é possível acompanhar o desempenho de uma estratégia, sinalizando para a empresa se ela está no caminho certo ou não. Uma ferramenta eficiente que tem o papel de auxiliar na tomada de decisões.
TOP 5 KPIs de Marketing Digital
Existe uma série de KPIs sendo utilizados no mercado – e muitos deles certamente têm alguma aplicabilidade para a sua empresa. Contudo, nem todos são úteis. Por isso, separamos o TOP 5 dos KPIs de marketing digital que toda empresa – independentemente da área de atuação – deve acompanhar:
1) Taxa de conversão de visitantes para leads
Atrair público para seu site é extremamente importante, mas tráfego sozinho não gera vendas. Então, é preciso olhar também para a taxa de tráfego para lead. Ela indica se algo está faltando na sua estratégia de marketing digital.
Acompanhar esse número vai te ajudar a determinar se e quando uma alteração no texto, no design ou no formulário, por exemplo, pode ser necessária.
2) Taxa de conversão de leads para clientes
Outro indicador relevante é a conversão dos leads para clientes. Esse número vai medir o esforço do meio para o final do seu funil de vendas.
Se a taxa de leads para clientes for baixa, ou consideravelmente desproporcional em relação ao KPI acima, é hora rever as ações.
3) Custo por lead e custo de aquisição de clientes
Quanto sua empresa tem investido para angariar leads e clientes? Essa informação é muito valiosa para o seu negócio. Nesse cálculo é necessário contabilizar todos os custos relevantes a essas aquisições: mão de obra (criativa e técnica) empregada, gastos com tecnologia e softwares, despesas gerais e gastos com mídias pagas.
Tudo isso, dividido pelo número de clientes e pelo leads, resulta no CAC e no custo por lead, respectivamente.
4) Retorno sobre investimento – ROI do marketing digital
Sem dúvida, um KPI chave para o sucesso das suas estratégias. É fundamental acompanhá-lo para saber quanto dinheiro a empresa ganha ou perde com cada investimento. Dessa maneira é possível saber no que realmente vale a pena colocar dinheiro.
Para calcular o ROI das suas ações de marketing digital use a fórmula abaixo:
(Receitas – Investimento / Investimento)
5) Receita de vendas
Com essa métrica você pode mensurar a receita que é gerada a partir do marketing digital. Para determinar sua receita de venda, você deve comparar os resultados de vendas com as suas campanhas que, organicamente ou por tráfego pago, obtiveram de sucesso.
Veja abaixo como calcular:
(Vendas totais no ano) – (Receita total de clientes adquiridos por meio de marketing digital, inbound ou pago)
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