Marketing, Marketing Digital

Você sabe o que é marketing de conteúdo?

A internet, a era da informação e a globalização chegaram com um dinamismo impressionante. Não seria justamente o marketing, que sempre procura estar a frente dos demais setores, que dessa vez ficaria para traz, certo?

A relação do consumidor com o mercado está diretamente ligada à confiança que se estabelece entre as partes. Por isso que produzir conteúdo de qualidade e relevante para o seu público faz uma empresa demonstrar conhecimentos e, como consequência, confiabilidade.

É exatamente esse conteúdo que é conhecido como marketing de conteúdo. Porém, como é possível descrever e definir o marketing de conteúdo e quais são suas principais características?

O que é marketing de conteúdo?

Nenhuma definição é capaz de ser abrangente o suficiente para demonstrar o que significa um termo ou expressão. Dessa forma, vamos diluir a expressão marketing de conteúdo, entender separadamente cada uma das palavras e uni-las para compreender o todo.

  • Marketing: técnicas voltadas para a obtenção de um resultado, conhecido como vendas. Estratégias direcionadas para a comunicação e divulgação de uma empresa com objetivo de converter na venda de algum bem de consumo.
  • Conteúdo: tudo o que está contido em algum lugar. No caso do conteúdo aqui trabalhado, é o que está contido num texto ou numa descrição sobre um produto ou empresa ou sobre algo ligado ao trabalho realizado.
  • Marketing de conteúdo: é apresentação, descrição ou divulgação de produtos, serviços e empresas através de alguma mídia (texto, infográfico, ebook). Existe um termo de uma disciplina em marketing conhecido como comunicação por conteúdo, o qual na prática é a transformação da empresa na atração, retirando-a das publicidades tradicionais, as quais poderão não criar relacionamento com o potencial cliente e muito menos converter. O marketing deve estar contido no post, a partir das informações referentes a área de conhecimento a que se propõe o conteúdo. Nem sempre é preciso propor a venda imediata ou oferecer alguma coisa. A intenção do marketing de conteúdo é fornecer conhecimento gratuito ao público com o objetivo de aumentar o interesse pelo assunto. Uma loja de roupas poderá postar um texto sobre as tendências para o próximo verão, por exemplo.

Como realizar o marketing de conteúdo

Um leque de possibilidades se abre para fazer marketing de conteúdo. O mais comum é a criação e divulgação de postagens interessantes ao público-alvo por meio de um blog. Porém, pode-se ir mais longe ao elaborar e-books, vídeos, infográficos e social posts.

Onde publicar o conteúdo produzido

A principal fonte de divulgação para quem quer ter um marketing extremamente profissional é a criação de um blog. No entanto, é possível fazer marketing de conteúdo nas redes sociais como Facebook e Youtube. Ao criar um ebook pode-se disponilizá-lo em uma landing page, por exemplo.

Principais características do marketing de conteúdo

Podemos citar algumas características que identificam o marketing de conteúdo.

  1. Não existe a necessidade da venda automática;
  2. A comunicação é casual, mas com conhecimento e perspicácia. Por isso que o conhecimento profundo sobre o produto e uma escrita simples e correta, são essenciais;
  3. O produto não é entregue logo de cara, embora o cliente possa saber do que se trata;
  4. O texto é totalmente informativo e não precisa ser direcionado à empresa. Esse ponto é fundamental, pois fazer marketing de conteúdo significa oferecer informação gratuita, a qual deixará o cliente satisfeito com o conhecimento adquirido;
  5. Trará argumentos e demonstrações sobre possíveis decisões que devem ser tomadas pelo cliente.

Por que o marketing de conteúdo converte?

  • As pessoas estão sedentas por informações precisas sobre determinados assuntos;
  • Mais de 90% das pessoas, antes de tomar uma decisão, buscam informações na internet;
  • Cria-se um relacionamento baseado na confiança. A maioria volta para saber das novidades;
  • Acabam seguindo as indicações contidas no texto do post por lealdade. Essa lealdade foi construída ao entender que a empresa é confiável.

Sua empresa já utiliza estratégias de marketing de conteúdo? Vamos Avanti!  

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