Social Media

Valorize sua carreira: veja como aumentar sua conectividade no LinkedIn

Já não é novidade para ninguém a importância que o site LinkedIn antigiu nos últimos anos. Contando já dez anos de existência, a rede ajudou muitas pessoas (em números reais, já são mais de 200 milhões em todo o mundo) a se conectar com possíveis parceiros profissionais e aumentar a sua visibilidade no mercado de trabalho.

Importância do LinkedIn

São diversas as vantagens de se possuir um perfil no LinkedIn. Entre elas, a possibilidade de verificar a promoção de serviços e produtos, a valorização do seu status como profissional e, obviamente, a participação em grupos específicos que têm como função indicações em novos projetos e mesmo posições atraentes em empresas para o crescimento profissional na carreira.

Este texto focará em algumas dicas que todos os participantes da rede LinkedIn devem seguir a fim de potencializar sua conectividade e obter mais chances reais de crescimento profissional.

Uma vez que você já tenha criado um perfil efetivo, ou seja, com uma foto adequada e tenha entrado em contato com pessoas que já conhece e conseguido algumas recomendações na rede social, é chegada a hora de efetivamente fazer essa rede crescer além das expectativas para conseguir mais chances. Acompanhe a seguir importantes dicas de como fazer isso.

noun_30825_ccAdicionar contatos      

Este passo pode parecer óbvio, mas nem todo mundo sabe como fazer. Lembre-se de que o LinkedIn é diferente do Facebook. Aqui é importante adicionar as pessoas que já passaram por sua vida com quem você tenha tido uma vivência de escola, universidade ou curso de idiomas e demais cursos. Você deve criar uma lista de contatos extensa a partir da qual possa ampliar a conectividade.

noun_23892_ccParticipar de grupos            

A grande vantagem dos grupos é seu foco. Alguns pretendem apenas criar um fórum de discussão de temas centrais e debates enquanto outros grupos são mais focados na divulgação de vagas interessantes. Estes são muito úteis para quem estiver em busca de uma posição, pois a variedade de opções é grande e assim também são as chances de conquistar uma vaga do seu interesse.

Você encontrará também grupos que organizam eventos, onde e possível conhecer pessoas, aumentar o seu networking e ficar sabendo de mais vagas atraentes. É possível optar que os grupos dos quais você faz parte apareçam no seu perfil de modo que as pessoas os vejam. É uma forma de comunicar o tipo de assunto em que você está interessado na rede e assim potencializar a conectividade.

noun_9360_ccContatar profissionais relevantes      

Esta pode parecer uma parte mais difícil para algumas pessoas, mas às vezes você está interessado numa vaga e não conhece ninguém relacionado àquela determinada empresa. É possível, sim, adicionar alguém que você não conhece mas que é relevante para a vaga que você procura. Quando o fizer, no entanto, lembre-se de não utilizar a mensagem padrão gerada pelo LinkedIn; é melhor que você crie uma mensagem personalizada já que isso denota mais respeito. Seja breve e claro, mencione o seu desejo de conhecer melhor a vaga e a empresa em que está interessado. Lembre-se de mencionar pessoas que você conhece (contatos de segundo grau etc.) e que estão relacionadas de alguma forma àquela empresa ou pessoa.

noun_54121_ccUsar contatos para aumentar conexões        

Uma vez que você já tiver adicionado um bom número de conhecidos, não hesite em pedir que eles o apresentem a outras pessoas relevantes. Lembre-se que o LinkedIn é uma rede social que serve exatamente para isso, para facilitar a conexão entre profissionais e fazer do mercado de trabalho um ambiente flexível e integrado.

 

Quer saber mais sobre Social Media? Baixe nosso E-book! Vamos Avanti?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!