Social Media

Um dia na vida de um analista de social media

A profissão de Analista de Social Media é nova no mundo inteiro e surgiu em decorrência do desenvolvimento das novas tecnologias e das redes sociais digitais. O Social Media é o profissional de comunicação encarregado de fazer a gestão das redes sociais digitais dos seus clientes, de forma que seja alinhada com o planejamento estratégico do negócio e com a imagem organizacional que deseja projetar para o seu público. A tarefa é de extrema importância e engloba uma série de outras atividades, como planejar e acompanhar as postagens, produzir conteúdo de texto e multimídia, fazer a gestão do SAC 2.0 e elaborar análises e relatórios sobre o engajamento do público e sobre a imagem do cliente nas redes sociais.

Planejamento

É papel do Social Media, ou analista de mídias sociais, cuidar do planejamento estratégico nas mídias sociais. Seu trabalho é baseado no planejamento geral da empresa e, mais especificamente, no planejamento de marketing, que deverão indicar as ações junto às mídias sociais.

Também é função do analista fazer o monitoramento de tudo o que acontece de interessante no setor da empresa no meio digital, além de suas principais tendências.

Produção de conteúdo

Outra função é a produção de conteúdo para as diversas mídias sociais em que a empresa está presente. Esse conteúdo pode ser de texto, de imagens e ilustrações, de vídeos e até de áudio. O objetivo é sempre oferecer conteúdo atualizado e relevante para seu público-alvo.

Monitoramento/métricas

Para que a empresa conheça os resultados de suas ações nas mídias sociais, o Social Media gera relatórios e apresenta os resultados obtidos. Como esse profissional trabalha com relacionamentos e engajamento, é de extrema importante transformar esses elementos em objetivos e metas tangíveis, para que a organização veja o retorno do seu investimento. 

Um dia na vida de um Social Media

Segue abaixo uma agenda de atividades que o profissional deve englobar durante o seu dia de trabalho. Essa agenda serve como inspiração para a organização das tarefas de rotina.

Período da manhã

  • Verificação de e-mail
  • Relacionamento/Atendimento: o profissional cuidará do relacionamento com os usuários que entraram em contato com a empresa pelas redes sociais utilizando noções de atendimento ao cliente
  • Produção de conteúdo
  • Agendamento das publicações de conteúdo
  • Criar chamadas sobre este conteúdo para distribuir nas principais redes sociais, de preferência com imagens atraentes

Período da tarde

  • Verificação de e-mail
  • Monitoramento/métricas: monitorar as citações sobre a empresa na internet. Utiliza métricas para mostrar os resultados das ações nas mídias sociais, gerar relatórios e apresentar os resultados e retornos sobre o investimento (ROI).
  • Pesquisar sobre tendências e novidades na web que podem ser relevantes para o planejamento
  • Reunir-se com equipe de marketing para dar seguimento às ideias de atuação e do planejamento estratégico da empresa nas mídias sociais. Dar feedback sobre possíveis notas e interações ocorridas online que possam exigir providências do conjunto da equipe.

 

Período da noite

  • Participar de chats, webinars e eventos na internet
  • Agendar posts de social media para a noite e para a manhã seguinte
  • Verificar o e-mail novamente antes de encerrar o dia

 

Lista de algumas atividades diárias

Aqui está uma lista de verificação de rotina que podem ser incluídas em uma lista diária de afazeres de um Social Media:

  • Navegar nas redes sociais, inteirando-se das últimas notícias, tópicos e conversas e novidades da área, bem como novas ferramentas
  • Postar uma mensagens no Twitter, no Facebook, nas páginas de empresas no LinkedIn, para seu perfil e comunidades pessoal do Google+ e para o seu perfil de negócios Google+
  • Tirar fotos de seu mais recente trabalho e pegar fotos dos mais recentes eventos da empresa e publicar no Pinterest, Instagram, Facebook e Tumblr.
  • Interagir com usuários que fazem comentários sobre a área de atuação da empresa. Fazer amizades, envolver-se com a comunidade e com outros usuários através de chats ou comentários. Retweetar conteúdo de relevantes de formadores de opinião.
  • Compartilhar pelo menos uma história de um “cliente feliz”, contando sua experiência nas redes sociais

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