Avanti, Branding, E-commerce, Marketing, Marketing Digital, Mídia Online, Social Media, User Experience

Social Branding

Ter clareza e foco nos investimentos em mídia social faz toda a diferença.

Nem tudo que se pensava ser bom e criativo no modelo offline é suficientemente bom para justificar o investimento, gerar leads e converter clientes nas mídias sociais. As métricas estão aí para colocar tudo que se pensava, até então, à prova. Nesse cenário democrático, de tentativas e erros, em que viver a experiência torna-se significativamente mais importante que replicar modelos e regras do passado, surge o social branding: o melhor dos vastos universos do antigo branding e das mídias sociais.

Mas engana-se quem pensa que a atuação nas redes se resume, basicamente, a geração de leads. Uma pesquisa realizada pela Social Fresh avalia os principais objetivos dos investimentos das marcas em social media. Nela, 76% querem ser conhecidas, elevar o nível de percepção de marca, enquanto 46% estão voltadas para leads. Ou seja, os tempos mudaram, sim; mas os desejos, nem tanto.

Gráfico

Mais interessante que os números são os fatos: gerar leads é relativamente fácil se comparado à consciência de marca. Enquanto o primeiro é imediato, o segundo é a longo prazo. Landing pages, uma frase de efeito e o pedido de e-mail, pronto, você tem o lead. Consciência já depende de repetidas experiências positivas com a marca, que reforçam o propósito do negócio, posicionamento e sua visão de mundo. Demanda tempo, paciência, constância e presença.

Talvez este gráfico venha nos lembrar que, apesar das mudanças, observa-se a permanência de alguns desejos antigos e legítimos – ser conhecido, entre eles. Há também, por trás dessa pesquisa, um processo um tanto óbvio e que nem sempre é feito a contento: tudo começa com os objetivos. Sem isso, não há foco. Sem foco, há dispersão de investimento. Antes de começar qualquer jornada nas mídias sociais, portanto, o ideal é refletir sobre os porquês. Se você já começou, reflita mesmo assim. O lado bom das redes é que nenhum conhecimento é estanque, e sempre será possível testar novos formatos no meio do caminho. Em tempo, se o seu desejo é aumentar a percepção da sua marca, talvez a maneira mais eficiente e sustentável de se conseguir isso seja cultivando, com relevância e qualidade, os seguidores que você já tem. Afinal, pessoas gostam de contar histórias. E elas certamente contarão boas histórias sobre você.

Ficou interessado? Quer se aprofundar neste assunto com os profissionais da Avanti? Acesse o nosso site, conheça nossos projetos ou, simplesmente, ligue aqui. Teremos o maior prazer em tomar um café com você.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!