Android, iOS, Tecnologia

Smartwatches: O que são e como funcionam?

Numa tradução livre, smart watch é um relógio inteligente. De certa forma todos os relógios têm um determinado grau de inteligência. No entanto, quando falamos dos smartwatches, estamos falando de tecnologia vestível (wearable technology). Também de dispositivos projetados para, seja por conta própria ou quando emparelhado com um smartphone, fornecer recursos como conexão com a internet; executar aplicativos móveis; fazer chamadas, enviar e receber mensagens, vídeos, fotografias e áudios.

Há modelos de smartwhatches nos quais o usuário pode identificar chamadas quando o smartphone não está por perto, acessar informações sobre a bolsa de valores e meteorologia, fornecer dados para calcular o desempenho durante as atividades físicas, ter coordenadas geográficas por GPS e muito mais.

Grandes companhias ou têm atualmente smartwatches no mercado ou estão desenvolvendo seus dispositivos. Algumas delas são: Google, Samsung, Apple (” iWatch “), LG, Sony, entre outras.

A seguir, veja alguns smartwhatches já disponíveis no mercado e entenda suas principais funcionalidades:Desenvolva apps para smartwatches

Apple Watch
Quando surgiu a notícia de que a Apple, fabricante do iPhone, entre outros produtos, havia registrado uma patente para a fabricação de um relógio inteligente, fãs e entusiastas da marca se apressaram em chamá-lo de iWatch. O gadget chegou ao mercado no início de 2015 com o nome de Apple Watch, mas muita gente ainda o chama de iWatch.

O relógio inteligente oferece interações e tecnologias e promete precisão maior na contagem do tempo, podendo personalizar a maneira como o horário é apresentado na tela e até a forma com que se reage aos alertas – o aparelho dá um toque simples na pele quando o usuário recebe uma mensagem, por exemplo.

O dispositivo conta com um aplicativo para atividades físicas que mostra a evolução e motiva o usuário, apresentando estatísticas em tempo real sobre o desempenho. O design é inovador, com excelente estética para que o usuário “goste tanto de usar o relógio quanto vai gostar dos recursos dele”.

Galaxy Gear – Samsung
A linha Galaxy Gear da Samsung tem tela de 1,63 polegadas, com resolução de 320 x 320 pixels, processador Exynos de 800 MHz single-core, memória de 512 MB e 4 GB de storage.

A bateria do dispositivo é de 315 mAh e ele oferece conectividade Bluetooth 4.0, acelerômetro, giroscópio, saída de áudio, microfone (inclusive para comando de voz), entre outros recursos. O smartwatches da marca também conta com uma câmera na pulseira – fotos com qualidade média (apenas 1,9 megapixel) sem flash.

SmartWear – Sony
A linha de relógios inteligentes da Sony se chama SmartWear. São dois formatos de dispositivos atualmente no mercado, o 3 SWR50, que conta com tocador de músicas, monitor de atividades físicas e sensores variados (bússola, acelerômetro, giro, GPS); e o SmartBand SWR10, que tem design totalmente voltado para atividades físicas – mais fino e maleável -, aplicações para conexão com o smartphone e monitoramento de atividades, etc.

Relógios inteligentes: da fantasia à realidade
Em conclusão, os smartwatches não são uma novidade. Eles povoam as fantasias dos consumidores há muitos anos – quem não se lembra do capitão Kirk, de Jornada nas Estrelas, que usava um relógio para se comunicar com a nave Enterprise? E da franquia 007, e a facilidade que James Bond tinha para apertar um botão de seu relógio inteligente e explodir bombas?

O desafio, para os fabricantes, contudo está em criar soluções tecnológicas que atendam às necessidades dos consumidores. Para que os smartwatches sejam aceitos como produtos de consumo, eles precisam resolver problemas reais do dia a dia e ser simples de utilizar – um desafio que os fabricantes estão empenhados em resolver – basta ver os exemplos que citamos acima.

Por outro lado, o sucesso dos smartwatches também está atrelado à aderência dos desenvolvedores de aplicativos – hoje, de acordo com a revista Época, 80% dos apps que rodam em relógios inteligentes é baseado no sistema operacional Android, do Google. A entrada da Apple na corrida pelo mercado de relógios inteligentes, não deixa dúvidas, em breve eles serão febre.

 Você já conhece ou já utiliza um smartwatche? Deixe um comentário! Vamos Avanti?

App para Smartwatches

Um Comentário

  1. Kasa dos Importados

    agosto 28, 2015 em 4:12 pm

    Além de serem relógios de muita tecnologia eles são belos!

    Responder

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!