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SEO é mais fácil do que você imagina

Você já usa estratégias SEO (Search Engine Optimization) no seu site? Elas são essenciais para que a sua loja virtual tenha uma boa visibilidade na internet. O nome pode parecer complicado, mas o conceito é mais simples do que parece. SEO, ou otimização de sites, nada mais é do que trabalhar ações para garantir um bom ranqueamento no Google.

Quem trabalha com comércio virtual sabe o quanto é importante garantir um bom posicionamento em sites de pesquisa. Digamos que você trabalhe com artigos de beleza. Se o seu e-commerce for um dos primeiros a aparecer quando alguém pesquisar palavras como “maquiagem” ou “cremes corporais”, a possibilidade de atrair novos clientes será muito maior, assim como aumentar as vendas da sua loja.

Ainda acha que SEO é um conceito complicado? Veja nas quatro dicas do post como apostar nestas estratégias pode ser mais simples do que você imagina.

QUATRO ótimas dicas de SEO para iniciantes

1. Palavras-chave

Um fator relevante para um bom ranqueamento são as palavras-chave utilizadas no seu site. É preciso fazer uma boa pesquisa para saber quais os termos mais procurados na sua área de atuação e garantir que estas sejam palavras usadas com frequência no seu site.

Vale destacar a importância de trabalhar as palavras-chave de cauda longa. Estes são termos mais específicos, portanto em geral mais longos. Não estão entre os mais procurados, por isso também não são os mais concorridos.

Para quem está começando a implementar estratégias SEO, pode ser uma ótima ideia explorar palavras de cauda longa. Por exemplo: em vez de apenas “creme corporal”, você pode trabalhar as palavras “creme de abacate para o corpo”. Como menos pessoas buscam por esse termo, então menos empresas apostam nessas palavras-chave e a concorrência é menor. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa específica pelo produto, há muito mais chances de o seu site estar entre os primeiros resultados.

2. Links internos

Mais um exemplo importante de estratégia SEO são os links internos. Eles facilitam o acesso a outras páginas do site que podem ser interessantes para quem está lendo sobre determinado assunto. Como a Wikipédia, que utiliza bem o recurso: se você está pesquisando sobre um seriado, encontra hiperlinks que levam à página que fala sobre os atores, os episódios e outros temas relacionados. Assim, se tem curiosidade de saber mais sobre esses assuntos, não precisa nem sair da Wikipédia.

Por que isso ajuda a melhorar o posicionamento das suas páginas? Porque faz com que os internautas fiquem mais tempo no seu site, diminuindo a taxa de rejeição – mais um fator considerado pelo Google na hora de ranquear sites.

3. Título das imagens

As imagens utilizadas no site também podem aparecer entre os primeiros resultados de pesquisas relacionadas aos seus produtos e atrair mais clientes para o seu site. Para isso, é preciso ter alguns cuidados na hora de fazer o upload. Você se recorda das palavras-chave? Elas também devem aparecer no nome da imagem.

Além disso, é importante preencher o campo referente ao nome alternativo da imagem, que costuma ser mais específico. As palavras-chave também devem constar no título alternativo.

4. Conteúdos relevantes

O Google evoluiu muito nos últimos anos em relação aos fatores considerados para ranqueamento. Hoje em dia, para aparecer entre os primeiros resultados é preciso criar conteúdos de qualidade. As palavras-chave devem aparecer com frequência nos textos publicados, mas precisam estar bem contextualizadas e não podem ser utilizadas em excesso.

Além disso, os conteúdos devem ser relevantes para quem está pesquisando sobre o assunto. É importante notar que a qualidade do que é publicado também influencia na taxa de rejeição e nas referências que outros sites possam fazer ao seu blog – pontos que contam para um bom ranqueamento.

Vale citar ainda que também é fundamental fazer uma boa divulgação nas redes sociais, uma vez que essas mídias podem atrair inúmeras novas visitas. Já o consequente aumento nos pageviews do seu site é mais um ponto que ajuda a melhorar o seu posicionamento.

 

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