E-commerce

Saiba como lucrar duas vezes mais na próxima Black Friday

Problemas com tecnologia e logística nas compras on-line, por exemplo, fizeram a Black Friday ficar mais conhecida no Brasil como Black Fraude. Mas você sabia que, apesar do alto índice de reclamações, as vendas aumentaram de R$ 217 milhões para R$ 424 milhões? Isso representa um aumento de 95% e uma grande oportunidade para os varejistas que estiverem preparados para o evento.

Segundo Guilherme Krüger, Diretor de Negócios Digitais da Avanti! Comunicação, os maiores problemas enfrentados pelos lojistas estão na infraestrutura tecnológica, no planejamento de compras e nas operações, que envolvem processos internos e logística:

“Esse problema pode ser solucionado com uma atitude relativamente simples: planejamento, que é fundamental para preparar a operação para o elevado volume de pedidos na Black Friday brasileira”.

Essa falta de preparo e planejamento fez com que grandes e-commerces, como Submarino e Americanas, também entrassem para a lista de pontos negativos da Black Friday.

Black Friday - Erro no Submarino

Já imaginou comprar um pote de plástico por R$ 22 mil?

Black Friday - Erro na Americanas

Ou então perder suas vendas por não estar preparado?

Problemas como estes fizeram as reclamações crescerem 6,2% entre 2012 e 2013. Mas, como varejista, você vai preferir olhar para outro número: as vendas aumentaram de R$ 217 milhões para R$ 424 milhões – assunto para daqui a pouco.

Reclamações crescem 6,2%

Segundo o site ReclameAqui, que registra as queixas dos clientes relativas a produtos e serviços dos lojistas, o número de reclamações chegou a 8,5 mil nas 24 horas que durou o evento. Isso representa um aumento de 6,2% em relação a 2012, ano em que houve registro de 8 mil queixas.

Segundo o presidente do ReclameAqui, em entrevista publicada no site TechTudo, o e-commerce brasileiro está carente de infraestrutura e clareza na formatação das ofertas, ou seja, não está 100% preparado. A prova disso é que a falta de estoque dos produtos anunciados representou a insatisfação de 62,99% dos consumidores.

Destaque para Walmart, cliente da plataforma VTEX

 

walmart-logo
No cenário de empresas que tiveram alto índice de reclamação, o Walmart, cliente da plataforma VTEX, ganhou a confiança do público ao manter o site no ar durante as 24 horas do dia 29 de novembro de 2013 – dia da Black Friday.

Um dos itens mais importantes para o sucesso, segundo Mariana Parmera, do Walmart, é o envolvimento de diversas áreas no planejamento da campanha, que inicia meses antes e envolve principalmente as áreas comercial, de marketing, operações e tecnologia. Nessa última, inclusive, os clientes VTEX contam com uma consultoria dos profissionais da plataforma.

Vendas em 2013 foram 95% maiores que em 2012

grafico-bf51

Mesmo com tantas reclamações e problemas, as vendas em 2013 foram 95% maiores que em 2012. No ano anterior, as vendas movimentaram R$ 217 milhões no e-commerce brasileiro. E, mesmo com a expectativa de gerar “apenas” R$ 340 milhões em vendas, em 2013 os varejistas foram surpreendidos positivamente e venderam cerca de R$ 424 milhões.

Segundo Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos, empresa que organiza o evento no Brasil, a Black Friday em 2012 foi o dia que mais vendeu na história do e-commerce nacional. Além disso, hoje ela é a grande responsável pela antecipação das compras de Natal.

Uma oportunidade que nenhum varejista pode perder.

Prepare-se e garanta vendas ainda maiores

Você já imaginou qual seria o montante de venda caso os sites não apresentassem problemas com estoque, tecnologia ou logística? Segundo Vargas, presidente do ReclameAqui, as vendas poderiam ser duas vezes maiores do que realmente foi.

Por isso, o planejamento é tão importante quanto pensar em converter vendas. Ter esse entendimento é essencial e, sendo assim, essa é uma fase muito importante para qualquer projeto ligado ao comércio – eletrônico ou não.

Então, fique de olho no nosso blog. Nas próximas postagens iremos ensinar como se planejar para a Black Friday de 2014 e também dar algumas dicas sobre o assunto.

Enquanto isso conheça uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.

Fontes: TechTudo, VEJA.com, Tumblr “O Friday Fiasco”, FecomercioSP, Blog Estadão, livro “Gerente de E-commerce” e YouTube – Black Friday Summit | Case mundial no Black Friday.

Posts Relacionados

2 Comentários

  1. […] a campanha a perder? A prova disso é uma pesquisa realizada pelo ReclameAqui e que citamos no post Saiba como dobrar seus lucros na próxima Black Friday. Segundo ela, 62,99% dos consumidores relataram insatisfação com a falta de estoque nas lojas que […]

    Responder

  2. […] empresa e colocar toda a campanha a perder? A prova disso é uma pesquisa realizada pelo ReclameAqui. Segundo ela, 62,99% dos consumidores relataram insatisfação com a falta de estoque nas lojas que […]

    Responder

Deixe uma resposta para 5 passos para seu e-commerce ter sucesso em grandes campanhas | Pense Avanti! Cancelar resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!