Marketing

Reportagem da Exame sobre o que Kotler faria se tivesse começando hoje!

Em uma entrevista recente à Exame, Philip Kotler, considerado um dos pais do Marketing, revelou: se estivesse começando hoje, apostaria no Marketing Digital. Surpresa? Não muito. Dentre as várias dimensões que o Marketing abrange – do produto à promoção, dos preços às praças – a digital cresce sem parar, deixando de ser uma opção para se tornar obrigação para as empresas que desejam se manter competitivas.

Philip Kotler: você sabe em que área o guru do marketing apostaria se estivesse começando hoje?

Kotler não apenas influenciou, mas transformou a administração. Uma de suas obras-primas, o livro Administração de Marketing, publicado pela primeira vez na década de 60, é tido até hoje como guia e principal referência para estudantes, pesquisadores e profissionais da área em todo o mundo.

Com mestrado na Universidade de Chicago e PhD no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ambos em economia, pós-doutorado em matemática em Harvard e em ciências comportamentais, também na Universidade de Chicago, Philip Kotler já foi considerado, pelo Management Centre Europe, “o maior dos especialistas na prática do marketing”.

Hoje, aos 83 anos, Kotler é professor na Kellogg School of Management, da Universidade Northwestern, e tem em seu currículo serviços de consultoria para algumas das maiores empresas do mundo. Com tanta experiência, conhecimento e credibilidade, suas palavras, certamente, não passam despercebidas – assim como o crescimento das mídias digitais, destacadas por ele.

Na entrevista, Kotler explica que, mais do que estar presente no Facebook, Twitter, YouTube, entre outros, é preciso entender e saber usar estar ferramentas, aliando seu emprego a outras áreas de destaque, como o Neuromarketing – que estuda o funcionamento do cérebro e nossas respostas, conscientes ou inconscientes, aos estímulos externos, para, assim, encontrar as melhores práticas de marketing para as empresas.

Marketing Digital: Não espere para investir

Mas o que é o Marketing Digital? Não se engane com a “juventude” desta área. Apesar de ter ganhado destaque apenas a partir do crescimento repentino das redes sociais e do mobile, nos primeiros anos do século 21, ela tem hoje uma força inegável.

O Marketing Digital engloba uma série de ações de marketing planejadas e viabilizadas pela internet e pelos meios digitais – notebooks, smartphones, tablets, videogames, entre outros. Desde o site e as redes sociais em que sua empresa estará presente ao trabalho de Search Engine Optimization (SEO), para ficar entre os primeiros resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como Google. Enfim, tudo que se relaciona à web e suas ferramentas está inserido no esfera do Marketing Digital.

Uma infinidade de possibilidades para sua empresa, que pode, aqui, encontrar clientes que nem sabem que precisam de seus produtos, que procuram por eles, que querem apenas receber notícias sobre você ou acham seu conteúdo interessante. Gente em todas as fases do funil de compras, que, com um bom trabalho de marketing digital, estarão prontas para ouvir o que você tem a dizer.

Já imaginou? Por isso, não espere mais para investir nesta área. Nova e forte, ela não dá sinais de cansaço e ainda tem muito a oferecer. Vamos Avanti?

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!