E-commerce, Marketing Digital, Social Media

Qual o melhor horário para postar conteúdos nas redes sociais da sua loja virtual?

Qual o melhor horário para postar conteúdos nas redes sociais? Esse é um questionamento muito relevante para quem quer ter sucesso online. Atrair a atenção da clientela na internet não é uma tarefa fácil, visto a quantidade de informação com que concorremos diariamente. Muitas vezes a luta para aparecer na timeline dos clientes é até um tanto ingrata. Porém, conhecendo a sua audiência e ficando atento às redes sociais em que seu e-commerce está inserido, é possível conseguir pistas valiosas de como ser visto e, o mais importante, ter relevância em meio a tantos assuntos abordados ao mesmo tempo na timeline do seu público.

Uma boa dica para começar a estudar a audiência é ficar atento às pesquisas de monitoramento feitas com as principais redes sociais realizadas por gigantes das estatísticas como SCUP e Social Bakers. A última pesquisa do SCUP a respeito do Facebook, por exemplo, apontou dias da semana e horários em que mais pessoas estão conectadas. É uma pista interessante. Porém, dados precisam ser bem interpretados para serem utilizados a seu favor. Isso porque os horários das suas postagens vão depender do seu plano de marketing digital. Segundo o SCUP, quinta-feira é o dia de pico de postagens e audiência – e isso quer dizer que muito provavelmente seu concorrente também estará por lá. Em geral, os dias da semana são os de mais acesso às redes sociais, com picos entre 11h e 12h e 20h e 22h. Domingo é dia de ficar em casa com a família e os acessos diminuem.

Via de regra, os e-commerces tem mais sucesso com postagens feitas no final da manhã – e isso ocorre porque a publicação se torna uma espécie de “cauda-longa”, ou seja: estará por mais tempo do dia aparecendo, conseguindo curtidas e audiência para seu produto. Mas cada caso é um caso e, dependendo do produto comercializado, o melhor horário pode ser o final da tarde (quando o potencial cliente verá a imagem do seu produto já em casa, depois de um longo dia de trabalho) – uma estratégia interessante para quem vende chás e travesseiros, por exemplo.

A tática mais importante para descobrir qual o melhor horário para postar conteúdos nas redes sociais é estudando seu público e seus produtos. Não é difícil e é muito produtivo. Você pode aproveitar seu próprio ambiente virtual para fazer pesquisas de opinião sobre a rotina de seus clientes. Um dos passos mais importantes, no entanto, é fazer uso dos dados super relevantes que o Facebook Insights e o Google Analytics podem proporcionar. Ao analisar especificamente o público da sua página, fica muito mais fácil escolher os horários das postagens.

As estatísticas do Facebook Insights (gratuitas e disponíveis para você em sua própria página dentro da rede) são valiosíssimas na hora de traçar a estratégia de postagens do seu e commerce. Na aba pessoas, é possível descobrir quem é seu público: sexo, idade, onde moram e até que idioma falam. O mais importante no caso da estratégia de postagens é a aba publicações. Lá, você consegue ver em gráficos bem fáceis de serem interpretados, os horários em que seus fãs estão conectados e os tipos de publicação que conseguem atingir mais clientes em potencial. De posse desses dados, fica bem mais fácil traçar a estratégia de marketing digital que definirá qual o melhor horário para postar o conteúdo de sua loja virtual nas redes sociais.

E você? Já sabe quais são os pontos fortes e os que precisam de melhoria em sua loja virtual? Que tal descobrir como tornar seu #e-commerce relevante e atraente? É só clicar aqui.

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