Avanti, Social Media

Qual é o tipo de conteúdo para cada rede social?

As redes sociais são uma realidade estabelecida no mundo virtual. A grande maioria dos brasileiros com acesso à internet possuem um perfil ativo numa das diversas redes sociais. O Facebook ainda é a líder em número de usuários nesse segmento, mas existem outras redes, com propostas parecidas ou totalmente diferentes, que se destacam no meio.

Essa é uma ótima oportunidade de trabalhar o marketing digital, primeiro por causa do grande número de acessos e segundo por causa da tendência que as pessoas possuem em interagir quando estão conectadas a uma rede social. Porém para ter sucesso com a divulgação de e-commerce e a conversão em vendas utilizando uma estratégia de marketing de conteúdo nas redes sociais é preciso entender algumas peculiaridades sobre elas, para saber que tipo de conteúdo publicar. Siga estas dicas e aumente a sua audiência.

O que postar em cada plataforma social?

Tipos de conteúdo para Facebook

Disparado na frente como a rede social com mais acessos, maior número de perfis ativos, mais conhecida e consequentemente mais popular, o Facebook começa a ser entendido como uma oportunidade importante de divulgação para as empresas, especialmente e-commerces. A faixa etária de acesso nessa rede vai de 18 a 45 anos, tendo uma leve tendência para pessoas de 25 a 34 anos, seguido da faixa de 18 a 24, e na sequência vêm as pessoas com mais de 35 anos.

Sendo assim, não existe uma linha específica a seguir na publicação de conteúdo, mas é importante conhecer o produto com que se trabalha e se orientar pelo fato do público estar na rede para relaxar e passar momentos visitando páginas criativas e com conteúdo leve. Porém um conteúdo bem elaborado, independente de ser em forma de tutorial, opinativo, dissertativo ou pragmático, vai conseguir os acessos mais esperados. O mais importante na publicação nesta rede social é trabalhar com chamadas que prendam a atenção e tornem o clique obrigatório. Deve-se tomar cuidado com textos muito extensos.

Tipos de conteúdo para Google+

A rede social do Google que serve como agregador dos canais de comunicação do buscador, como YouTube e Gmail, possui uma característica mais voltada para o conteúdo. Apesar de ainda não ter uma popularidade tão alta, sua audiência é mais qualificada para o marketing de conteúdo. Nesse caso, os tutoriais e textos melhor elaborados cabem e terão público interessado. Descrição de produtos e textos explicativos sobre possíveis dúvidas dos usuários podem ser lançadas no Google+.

Tipos de conteúdo para YouTube

A rede social que possibilita o lançamento de vídeos é uma ótima oportunidade de divulgação. Em resumo, dois tipos de conteúdo cabem aqui, quando se trata de marketing. Um tipo é o de conteúdos técnicos que ajudem o internauta na resolução de um problema ou esclareçam uma dúvida. Esses são muito bem aceitos e normalmente possuem milhares de acessos. Podem ser tutorias ou explicação sobre dúvidas pontuais. O segundo tipo de vídeo que também é bastante acessado são animações que mostrem caminhos para também esclarecer dúvidas. Esse tipo de conteúdo é mais simples e poderá atingir um maior número de pessoas, pois exige pouco conhecimento prévio e chamará a atenção pela criatividade.

Tipos de conteúdo para Twitter

Se as redes sociais são extremamente dinâmicas e mudam rapidamente, o Twitter é o rei do dinamismo. De nada adianta lançar conteúdos explicativos ou voltados para o conhecimento por dois motivos: a interatividade característica da rede e o número de caracteres permitidos nas publicações que é de 140. Os conteúdos mais eficientes são divulgações de promoções, frases curtas e rápidas que contenham algum conteúdo explicativo e, principalmente, dicas.

Tipos de conteúdo para Yahoo respostas

Participar desta rede é ter a certeza de onde está pisando. O público é bastante específico, pois se trata de uma necessidade pré-definida e urgente. As pessoas lançam perguntas com dúvidas pontuais e esperam por respostas que ajudem solucionar um problema. Nesse caso, basta entender sobre o assunto e fazer um pequeno tutorial, simples e claro. Com certeza ajudará, além da pessoa que fez a pergunta, muitas outras que possuem a mesma dúvida.

Essas são as principais redes sociais que permitem interatividade através de conteúdo e que ajudam nas conversões do e-commerce, mas para isso, é importante que no final de cada post seja incluída uma chamada para a ação. Essa chamada pode ser um pedido de acesso ao site, blog ou, até mesmo, para aproveitar as ofertas da loja virtual.

Quer saber mais sobre social media? Baixe nosso e-book!  

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!