Marketing, Websites

Quais são as tendências de design?

No meio digital, o design é cada vez mais uma peça fundamental em uma empresa. É uma espécie de cartão de visitas, que pode atrair – ou repelir, os usuários. Então, que tal refletir sobre as maiores tendências de design da atualidade? É isso que veremos a seguir.

As tendências de design

SmartphoneCustomização de apps

Em geral, o que vemos em termos de apps e sua aparência é algo que gira em torno de uma paleta de cores muito escassa. Talvez isso ocorra pela simplicidade de configuração, ao certo ninguém sabe; entretanto, com a mudança de layout e de cores dos mobiles, o que vemos é que os apps também têm de se modificar, pois ganharam a possibilidade de ter que combinar com o próprio aparelho, criando um efeito mais harmonioso. Assim, tornar a experiência de um app “invisível” para o usuário, é tarefa dos designers.

Além da questão da cor, temos ainda a tematização, isto é, solução para promover a certificação de que apps melhorarão constantemente, além de oferecer uma série de opções para a escolha de usuários – que agora têm a chance de escolher a paleta de cores de uma interface de app. Será que em breve teremos apps que identifiquem a cor do mobile e se autoconfigurem?

Responsividade de apps

Um desafio para apps é o modo como podem se adaptar a variados sistemas operacionais e formatos de tela de mobiles, sem perder profundidade, ou seja, podendo trabalhar com diferentes níveis, como primeiro e segundo planos.

No caso de telas de somente duas dimensões, fica mais complicado mostrar qualquer hierarquia dessa interface. Então, o que pode ser realizado é a criação de camadas artificiais na interface desse sistema operacional, ou mesmo do aplicativo. Com a ativação da paralaxe, em certos casos, há uma tridimensionalidade artificial, ou seja, é criada uma aparente profundidade, o que não quer dizer que o app seja totalmente responsivo àquela tela.

142330706
Blur

Trata-se de um efeito de “embaçamento”; uma solução bastante natural que mantém um layout minimalista, criando uma hierarquia de elementos. Com a capacidade do CSS3 e o talento de desenvolvedores, adicionar blur a qualquer interface tem sido algo muito simples, e cada vez mais comum.

Detalhes

Todo e qualquer detalhe em um app é importante. Muitas vezes, são os microdetalhes que fazem com que se perceba a arquitetura adequada de projeto de um app, fazendo com que o usuário tenha uma experiência superior em termos de usabilidade.

São às vezes pequenos indicadores de tempo para o final de vídeos e textos que auxiliam o usuário a decidir se aquela é a melhor ocasião de consumir um determinado conteúdo. Ou seja, são pequenos detalhes que ajudam o usuário a ter uma experiência cada vez mais prazerosa e fluida. Apps acabam virando aliados da vida das pessoas.

Produtos e apps

Para deixar a experiência do usuário mais completa, algumas empresas têm se comprometido em criar alguma forma de produto convergente, ou seja, um produto físico que se complementa com o uso de um app. São os dois suportes bem distintos que convergem, para ampliar as possibilidades de uso tanto de produtos físicos, quanto de apps.

Essas são apenas algumas das mais promissoras tendências de design para a atualidade. Esse mercado se renova constantemente, por isso, não se apegue às novidades. Estude sempre, pois elas mudarão e você corre o risco de ficar desatualizado.

 

Sua empresa está acompanhando as inovações do design? Conte para a gente nos comentários! Vamos Avanti!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!