E-commerce

Programas de Afiliados: conheça sua estratégia e vantagens

Os programas de afiliados são os responsáveis por uma parte expressiva de todo o dinheiro transacionado nos e-commerces do mundo inteiro. Essa mesma tendência deve começar a ocorrer no Brasil. O programa de afiliados é uma estratégia de web marketing muito eficaz que começou a ser difundida a partir do lançamento do programa de afiliados da empresa Amazon.com.

Saiba mais detalhes sobre esse programa, como ele funciona e as vantagens para o comerciante que optam por utilizar essa estratégia para divulgar os seus produtos, bem como para sites e blogs.

O que é e como funciona o Programas de Afiliados?

O programa de afiliados funciona da seguinte forma: ao se cadastrar num site, você recebe um link de afiliado. Com esse link de afiliado, é possível identificar o cliente que entra e se cadastra no site por meio de sua indicação. E essa indicação pode ser feita por Facebook, Twitter, email, blog, entre outros.

Há programas de afiliados que têm como vantagem não apenas indicar pessoas, como também receber comissões pelas vendas. Isso cria uma ótima rede de quantidade variável de pessoas que acabam por trabalhar para você. Com isso, toda venda que o seu afiliado fizer se transforma em lucros para você.

Tendência no Brasil

Enquanto nos Estados Unidos o programa de afiliados já está estabelecido, ainda é uma tendência no Brasil com fortes chances de aumentar. Em 2014, o sistema de vendas realizado por programas de afiliados deve ser responsável por 700 milhões de reais de vendas dos comércios eletrônicos. Embora o valor seja alto, isso representa apenas 2% das vendas online nacionais. Nos Estados Unidos, por sua vez, o programa de afiliados é responsável por 23% do valor de vendas realizadas.

Vantagens

Enquanto um sistema de anúncios comum costuma pagar por cliques, o programa de afiliados paga por vendas. Isso se assemelha às comissões que lojas oferecem aos seus vendedores contratados, mas o programa de afiliados traz ainda mais vantagens. Confira algumas delas:

  • Variadas formas de divulgação: como mencionado acima, as formas de divulgação dos programas de afiliados são as mais diversas. A divulgação pode ser feita em qualquer rede social ou por email;
  • Baixo investimento: outra grande vantagem do programa de afiliados é não precisar de altos índices de investimentos para começar a desfrutar o que ele tem a oferecer. O lucro só acontece quando um item é vendido;
  • Promoções exclusivas: A possibiliadde de criar promoções exclusivas traz benefícios para todas as partes, para a empresa, para quem está participando do programa de afiliados e para o consumidor. O consumidor pode se beneficiar de descontos e quem participa de programas de afiliados e a empresa se beneficiam da maior probabilidade de compra por causa dos baixos preços. Essas promoções são feitas especificamente para pessoas que clicam num anúncio divulgado por um vendedor;
  • Tráfego gratuito: Os afiliados irão divulgar as páginas das lojas, o que se converte em tráfego gratuito, que só terá um valor pago em casos de vendas. Isso mostra que o programa de afiliados é uma ótima forma de divulgar uma marca a baixo custo;

Grandes empresas como a TAM, Saraiva, Dafiti, Sephora, Submarino e Peixe Urbano já começaram a se beneficiar do programa de afiliados. Outro benefício direto que isso pode trazer para qualquer empresa é o fato de ter literalmente um exército de pessoas divulgando um ou mais produtos com custo apenas quando algo é vendido. A empresa só precisa pagar quando uma venda é efetiva, e isso significa risco de investimento quase nulo.

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