Web Analytics

Porque você deve fazer uma análise Web Analytics da sua loja virtual

Se você tem uma loja virtual, provavelmente está sempre preocupado em estabelecer novas metas e estratégias mais eficientes, correto? Mas, você tem medido o comportamento do seu consumidor? Sabe qual é a maior fonte do tráfego, ou qual campanha gerou um maior lucro? Aliás, você sabe a importância de conhecer essas métricas?

O meio digital é algo que sofre mudanças todos os dias, você deve estar cansado de ouvir essa afirmação. Acontece que, especialmente os e-commerces são afetados diariamente por essas transformações. Acompanhar as mudanças envolvendo o mercado online é essencial para que os esforços para atrair público para uma loja virtual sejam recompensados. E é aí que o hábito de acompanhar ou fazer uma análise Web Analytcs, métricas do seu e-commerce, entra na história.

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Por que o Web Analytics é tão importante? Veja a seguir:

1. Para entender o que está funcionando
Como dono de uma loja on-line, você precisa estar ciente que o tempo e o valor investido em seu negócio são fatores críticos para o sucesso. Portanto, desconhecer quais atividades em marketing online estão funcionando é o mesmo que desperdiçar tempo e dinheiro. Quando você não sabe qual dos seus esforços estão dando certo, há uma grande possibilidade de que você diminua seu lucro a partir dos canais que está trabalhando, porque em vez de direcionar o seu foco no que funciona, o seu orçamento estará sendo dividido em canais rentáveis e não rentáveis.

2. É importante conhecer o comportamento do seu público
O web analytics te ajuda a entender as tendências do seu e-commerce e quais canais de marketing são mais rentáveis. Além disso, quando você compreende as mudanças no comportamento dos consumidores, você também tem insights sobre as demandas de seu mercado. Todo esse conhecimento permite que você lance determinados produtos ou faça mudanças estratégicas em seu preço que podem resultar em grandes ganhos ou, pelo menos, limitar as perdas.

3. Eles indicam o desempenho da sua loja online
Os dados do web analytics funcionam como uma ótima ferramenta de mensuração do desempenho do site. Ao interpretar as métricas corretas, você tem uma ideia de como tem sido a experiência do usuário dentro do seu site.

4. Ajudam a aumentar a taxa de conversões
Informação estatística relevante é o primeiro item para a construção de uma estratégia de marketing para e-commerce. Quando você tem a mãos dados relevantes sobre o desempenho do seu site, você tem a oportunidade de planejar a experimentação contínua da sua loja, para o aprimoramento de sua presença online. Ser capaz de testar determinada ação, layout, formatação, ou algum outro item do seu e-commerce é também ter a capacidade de criar estruturas para aumentar a taxa de conversões e, consequentemente, os lucros.

5.Você tem uma visão mais clara do funil de vendas
Um dos conceitos básicos para a análise do retorno de investimento em lojas online é a do funil de vendas. A ideia é que todo o seu público-alvo vai passar por um fluxo até se tornar um consumidor, e esse passo a passo é medido por meio do funil. Em cada etapa do processo de vendas online, certa porcentagem de pessoas vai sair do funil antes de efetuar a compra. Saber esta porcentagem é essencial para criar estratégias que diminuam essa evasão e mantenham sua audiência em todo o fluxo do funil, até a última etapa.

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