Marketing, Marketing Digital, SEO, Social Media

Porque produzir conteúdo rico é um diferencial

Basicamente, porque é uma maneira de continuar educando o potencial cliente e prepará-lo ao longo do tempo para fazer uma abordagem de venda no tempo certo, sem atropelar nenhuma etapa.

Porque o conteúdo rico é importante?

O conteúdo rico tem um papel fundamental na estratégia de conteúdo, sendo responsável pela maior parte da geração de leads em campanhas de links patrocinados, e-mail marketing, etc.

O motivo? Em via de regra, normalmente o primeiro contato de um potencial cliente com a empresa é através desse conteúdo rico, com o preenchimento de um formulário na internet em troca de um conteúdo que agregue valor, como um eBook, WhitePaper, Infográfico, Webinar, etc.

Além disso, esse tipo de conteúdo auxilia a gerar autoridade e conforme mencionamos, é uma isca tanto para geração quanto para nutrição de leads.

Como ofertar o conteúdo rico?

A melhor maneira de ofertar um conteúdo rico é através de uma landing page, pois assim ele pode ser utilizado em qualquer etapa do funil e voltado para marketing e vendas como o primeiro contato do potencial cliente com a empresa.

Assim, é possível analisar todos os pontos de contato existentes na relação do funil de marketing e do funil de vendas, aliando a estratégia de marketing de conteúdo com a de produção de conteúdos ricos para conversão.

Quais os principais tipos de conteúdo rico?

A seguir, vamos explanar um pouco sobre os principais tipos de conteúdo rico e seus benefícios. Acompanhe:

  1. Ebook. Esse é um tipo de conteúdo mais extenso e um dos mais eficazes em relação à conversão. Envolve bastante tempo de pesquisa e conhecimento por parte do produtor de conteúdo, pois deve passar confiança e autoridade para os leitores. Dentre seus benefícios, podemos destacar: facilidade na divulgação, custo envolvido é baixo se comparado a outros materiais ricos e possibilidade de reutilização em diversos tipos de materiais.
  2. Podcast. Esse tipo de conteúdo é inspirado nos programas de rádio e é uma forma diferente de ofertar conteúdo. Dentre seus benefícios, está o crescimento do mobile, e esse é um conteúdo de fácil consumo nos smartphones. Além disso, não é preciso muita coisa para a produção: roteiro, microfone e um programa de gravação e edição. Esse tipo de conteúdo exige um pouco mais de trabalho, principalmente para quem não entende muito dos programas para criação de podcasts, mas o resultado vale à pena.
  3. Webinar. Esse tipo de conteúdo é utilizado em fundo de funil, pois por ser em formato de vídeo, causa uma maior sensação de proximidade, e tem um forte apelo para conversão. Por isso, são produzidos por especialistas em um determinado tema, a fim de agregar bastante valor ao conteúdo rico e gerar confiança no público. Esse tipo de conteúdo exige maior dedicação na hora da produção, precisando de qualidade de vídeo e áudio, além de um bom programa para gravação do webinar. Também há a possibilidade de fazer ao vivo e tirar dúvidas em tempo real, o que pode estimular ainda mais a conversão e aproximar os potenciais clientes da sua empresa.
  4. Infográfico. Esse é um tipo de conteúdo rico bastante didático e prende facilmente a atenção, por ser bastante visual. Ele combina com todos os tipos de segmento e se feito de forma assertiva, tem o poder de cativar a audiência e gerar não só conversão, como engajamento através de compartilhamentos. Dentre os benefícios, está a facilidade da leitura, pois normalmente se utilizam bastante dados numéricos e estatísticos, ou um passo a passo.

Como você pode perceber, existem diversas possibilidades para produzir conteúdo rico e apresentamos apenas as mais comuns. É possível criar muitos outros tipos de conteúdo e misturá-los entre si também. Tudo depende da sua estratégia de Marketing de Conteúdo e o que faz sentido para ela e para sua audiência. O que importa é criar um conteúdo que eduque, agregue valor e vise a conversão.

Quer iniciar sua produção de conteúdo rico? Entre em contato com a Avanti para elaborar sua estratégia completa de Marketing de Conteúdo e comece a trabalhar a conversão intermediária do seu funil de marketing e vendas!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!