Design, Marketing, Marketing Digital, Websites

Porque fazer sites grátis na internet não funciona

Quem ainda não ouviu falar em sites gratuitos? Essa promessa é, de fato, tentadora. Mas, na realidade, sites grátis na internet não funcionam. Afinal, se funcionassem realmente, todas as empresas utilizariam, não é mesmo? Por isso, hoje iremos responder a seguinte pergunta: porque fazer sites grátis na internet não funciona? Confira!

Porque fazer sites grátis na internet não funciona?

Basicamente, um site grátis é aquele em que você adquire um serviço de hospedar o site que você mesmo criou sem precisar pagar nada por isso. Entretanto, exatamente por não pagar nada, é onde começam os problemas, pois os serviços são bem limitados e há diversos impedimentos.

  1. Limitações

Essa é a primeira desvantagem, pois por ser uma versão gratuita, você não tem ao seu dispor todos os recursos para deixar o site personalizado de acordo com sua necessidade e estratégia.

2. Falhas e falta de suporte

Erros são passíveis de acontecer, é natural. Contudo, o problema é quando o site para de funcionar por algum motivo e não há um suporte para solucionar o seu problema.

3. Domínios padrões

O domínio passa a imagem de profissionalismo e ter um domínio padrão não passa isso. O investimento não é muito alto, e em troca, você mostra qualidade e atendimento diferenciado para o seu cliente.

4. Site lento

Como a hospedagem é gratuita, isso significa que o servidores será dividido com outros sites e isso irá deixar o site com uma velocidade baixa, criando uma experiência de usuário ruim e, por consequência, um SEO ruim também.

5. Cobranças escondidas

Como essas empresas que oferecem sites grátis também precisam sobreviver, às vezes há cobranças escondidas, que você nem percebe, como hospedagem de imagens, conta de e-mails, acesso FTP, etc. E os preços podem ser exorbitantes!

6. Dados travados

Outro fator muito importante é que a maioria das empresas que começam com um site grátis decidem migrar pro serviço pago depois de algum tempo, devido aos problemas citados. O problema, é que é impossível migrar o conteúdo do site antigo para uma nova hospedagem e tudo precisa ser exportado manualmente. Contudo, isso não é uma tarefa simples e exige a contratação de um profissional, o que gera mais gastos.

7. O site grátis pode ser derrubado

No contrato que é feito com o serviço de hospedagem gratuita, está escrito que o site pode ser retirado do ar a qualquer momento, sem razões ou avisos. E o pior: se isso acontecer, eles não são obrigados a disponibilizar seus dados. Então tudo é perdido!

8. A companhia que oferece a hospedagem pode fechar

A qualquer momento ela pode fechar e você não terá mais o site, perdendo os dados e conteúdos que estavam neles. Porque, novamente, ela não precisa dar um aviso prévio e nem disponibilizar os dados.

Como você pode ver, é preciso tomar muito cuidado ao fazer sites grátis na internet, pois o barato acaba saindo caro e os custos que você terá com as limitações e problemas que podem surgir, não compensam. Por isso, se você está pensando em fazer um site, comece da maneira certa. Não sabe como? Entre em contato conosco que podemos te ajudar!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!