Marketing, Marketing Digital, Mídia Online, Social Media

Por que um site corretamente adaptado para mobile é essencial

Você já refletiu sobre o quanto os dispositivos móveis podem impactar – e estão impactando – no seu negócio? Na realidade, o mobile marketing – como ficou conhecido o termo para destacar as ações de marketing pensadas para esses dispositivos – pode aumentar muito suas vendas!

Nesse sentido, não podemos mais ter o mesmo site sendo utilizado em desktops e dispositivos móveis. Trata-se de duas plataformas diferentes, com formatos diferentes e que não se adaptam sozinhas. Uma nova configuração é necessária, até mesmo porque o ranqueamento do Google está diretamente ligado a essa nova configuração e experiência do usuário. Mas por que dar tanta importância para os dispositivos móveis? Explicamos: 2015 foi o ano em que o mobile, oficialmente, ultrapassou o desktop em tempo de utilização por usuário. Ou seja, o mobile tem se tornado a prioridade entre os usuários e, por isso, deve ser a sua prioridade também.

O Google pensou tanto nisso que realizou o Mobile Day, um treinamento todo especial para os profissionais de marketing digital, ressaltando a importância do mobile e como os negócios podem se adequar a essa nova realidade dos dispositivos móveis “dominando” o mundo digital.

Dado esse novo contexto, no post de hoje iremos explicar por que um site corretamente adaptado para mobile é essencial para a experiência do usuário. Vamos lá?

A ascensão do Mobile Marketing

Falando em Google, e de acordo com o próprio, mais de 86% dos usuários fazem pesquisa em seus dispositivos móveis antes de tomar uma decisão de compra. Além disso, 6 em cada 10 espectadores já utilizam o mobile para assistir televisão. Por fim, o Brasil é o quarto maior mercado em smartphones no mundo todo. Entretanto, possui apenas 5% de investimentos publicitários em mobile.

Alguma coisa está errada, não é mesmo? A boa notícia é que as mudanças são muito rápidas e é normal não conseguir acompanhar as evoluções tecnológicas. Entretanto, o fato é que o mobile marketing está em ascensão e você precisa acompanhar essa onda. Os smartphones são a principal origem do uso da internet, com 72% dos usuários acessando a web todos os dias através deles. Por esse motivo, seus esforços em marketing precisam levar em conta a experiência do usuário em um site corretamente adaptado para mobile.

Por que um site corretamente adaptado para o mobile é essencial

O comportamento dos consumidores se modifica ao longo do tempo; hoje, a decisão de compra está atrelada à experiência de navegação em seus dispositivos móveis. O que isso nos mostra? Que os usuários estão cada vez mais online e migrando para o mobile, pois querem ter acesso à informação de qualquer lugar e em qualquer momento.

Entretanto, não é só por isso que um site corretamente adaptado para o mobile é essencial – embora seja um fator decisivo para suas vendas aumentarem. O fato é que os padrões do Google também mudaram e, com isso, surgiu um novo meio de retenção de tráfego online, o que deixa a concorrência entre sites ainda mais acirrada.

Não quer perder a competitividade? Entenda que um site mobile é essencial para sua estratégia. E não, um site responsivo não é a mesma coisa. Enquanto o responsivo apenas se adapta a outros tamanhos de tela, o mobile é como se fosse um segundo site, pensado especificamente para ser utilizado por dispositivos móveis e proporcionar uma experiência única.

Mas qual foi essa tal mudanças do Google? É o que veremos a seguir!

Uma pausa para falar do Mobilegeddon

No início de 2015, o Google anunciou uma alteração em seus algoritmos de pesquisa relacionados aos dispositivos móveis. Essa alteração informou que sites com versão mobile teriam prioridade e maior relevância nas buscas orgânicas em relação aos sites responsivos. Aqui está a competitividade da qual estávamos falando!

Essa notícia alvoroçou os profissionais do ramo, que apelidaram esse episódio de Mobilegeddon (Mobile + Armageddon).

Mas o que isso tem a nos dizer? Isso significa que as empresas precisam se adaptar, pois os usuários estão mudando e os motores de busca também. As necessidades dos usuários estão se modificando e você precisa migrar seus esforços para o mobile se deseja se adaptar a essas novas necessidades.

Quais desafios você está enfrentando em relação à migração para o mobile? Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário abaixo e podemos te ajudar nessa nova jornada!

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!