Marketing, Marketing Digital, Social Media

Por que produzir conteúdo hoje é imprescindível

Lembra da frase “quem não é visto não é lembrado?”. Atualmente, com o advento da internet e a mudança do comportamento do consumidor, o Marketing Digital virou a menina dos olhos de todas as marcas e empresas. O motivo? O consumidor procura por informações e deseja encontrar conteúdo útil e relevante. Se uma empresa deseja manter-se competitiva no mercado, ela precisa pensar no Marketing de Conteúdo. Por isso, no post de hoje, vamos explicar por que produzir conteúdo hoje é imprescindível. Vamos lá?

Por que produzir conteúdo é importante

Atualmente, é através dos blogs, canais no YouTube e social media que os consumidores encontram as marcas e empresas. E é através desses mesmos canais que as empresas buscam seus clientes.

Um texto de bem-escrito, de qualidade e rico em informações tornou-se o elemento-chave de toda estratégia de marketing. Isso porque, quando um consumidor procura informações na internet, ele está buscando aprofundar-se e quer encontrar as melhores referências e com maior credibilidade. Com o conteúdo, você pode fornecer isso.

Quais os benefícios de produzir conteúdo

Os benefícios de uma produção de conteúdo assertiva, baseada em uma buyer persona e com uma jornada de compra definida são diversos. Contudo, podemos elencar alguns a seguir:

  1. O relacionamento com o cliente ao longo de todo ciclo de compra melhora
  2. Aumenta o engajamento do consumidor com a marca
  3. Aumenta a visibilidade da marca
  4. Cria evangelistas da marca
  5. É possível informar e nutrir os prospects e leads que ainda não estão preparados para a compra
  6. Aumento das vendas
  7. Possibilidade de aumentar o pós-venda

Como saber se um conteúdo é relevante

Um conteúdo relevante é aquele que é elaborado pensando nos usuários e no público-alvo que pretende atingir. Por isso, é preciso entender quem é sua buyer persona, o que ela procura e como procura (as dores e necessidades).

Quem está buscando algo na internet quer soluções para seus problemas. E é exatamente isso que um conteúdo relevante deve fornecer. Além disso, o conteúdo precisa ser atual, original, criativo e singular.

Como pensar em temas que interessam o consumidor

Para pensar em temas que interessam o consumidor, você sempre deve ter em mente quem é a sua buyer persona e como oferecer soluções para os seus problemas. Entretanto, algumas dicas podem te auxiliar a encontrar temas que realmente interessam. São elas:

  1. Estabelecer uma meta para cada conteúdo
  2. Combinar o conteúdo com a jornada de compra
  3. Escolher assuntos baseados nas dores e nas objeções do público-alvo
  4. Equilibrar conteúdos de diferentes tipos
  5. Utilizar diferentes formatos de conteúdo

Quais são os resultados que o conteúdo traz?

O Marketing de Conteúdo otimiza os recursos da empresa por ter um custo-benefício melhor do que as mídias tradicionais. Além disso, quando existe um alinhamento entre os times de marketing e vendas, consequentemente ocorre um aumento na produtividade do time de vendas, o ciclo de vendas diminui e o ticket de vendas aumenta, pois os consumidores estão mais informados.

Este post foi útil para você? Continue acompanhando o blog da Avanti para mais dicas! Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco!

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