Social Media

Por que os CEOs não podem ignorar as redes sociais

É comum que muitos CEOs ignorem as redes sociais. Apesar de já terem entendido a necessidade de ter sua marca bem posicionada e ativa nestas plataformas, a crença é de que há um setor ou empresa responsável pela gestão da presença da empresa nestes canais e, por isso, não é preciso se preocupar.

A questão, porém, é que estas redes são propícias ao relacionamento, assim como para a construção de uma imagem forte e respeitada não apenas para as marcas, mas também para o posicionamento delas como autoridade. Por isso, é preciso estar ciente de que há um mar de possibilidades também para estes gestores, que através destes canais podem contribuir consideravelmente para a presença da marca, já que são os profissionais mais visados nas organizações devido ao conhecimento e experiências vivenciadas.

“Eu não tenho tempo para isto!”

Se esta foi a primeira frase que veio à sua cabeça ao cogitar a ideia de aproveitar as redes sociais para construir uma imagem mais forte e respeitada no mercado, abrindo um leque de possibilidades de influência e até mesmo de atrair visibilidade, mídia e gerar credibilidade à marca que comanda, talvez você precise rever o seu argumento.

O seu tempo é dedicado ao crescimento e à tomada de decisões mais certeiras para a sua empresa. Você está no comando e o sucesso de sua empresa é influenciado por suas ações, que contam com uma equipe qualificada para desenvolvê-las. Ser um CEO é um cargo de importância, pois você é um líder, um influenciador nato. Por isso, se você ainda não marca presença nas redes sociais e utiliza deste poder de influência para propiciar novos negócios e visibilidade para a sua marca, você não contribui plenamente para este sucesso.

Além disso, em situações mais críticas, é possível que a sua intervenção direta traga melhores resultados que as respostas fornecidas enquanto marca. Isto porque você é a voz interna da organização. É quem conduz e define os processos, mesmo que conte com a ajuda de diretores e gerentes para isto. Afinal, eles são influenciados e direcionados por você. Neste sentido, o seu posicionamento demonstra o seu envolvimento com a empresa e com a situação em questão, o que também reflete na visão que seus clientes possuem sobre a importância deles para a marca.

Como construir a sua presença enquanto CEO nas redes sociais

O primeiro passo para iniciar a construção de sua presença enquanto CEO nas redes sociais, é ter em mente que você não precisa estar em todas elas. Escolha aquela que você possui mais afinidade, que está mais ligada ao seu perfil de interação e relacionamento, assim como onde há maior probabilidade de atingir o público de sua organização e contatos estratégicos para ela.

A premissa, porém, é entender que o canal não será usado para compartilhar suas ações pessoais. As pessoas estão interessadas em saber qual o seu posicionamento e ideias perante os acontecimentos em sua empresa e no mundo enquanto empreendedor. Entender a sua linha de raciocínio através de seus discursos nestes canais, mesmo que apenas em 140 caracteres, caso a opção seja pelo Twitter, é um indício de como sua audiência deve se posicionar para obter o sucesso que você e sua empresa possuem.

Agora, se o seu perfil é de compartilhar conhecimento, você gosta de escrever, considere o desenvolvimento de um blog pessoal, mas que aborde temáticas profissionais. O que você tem a ensinar? Mostre ao mundo e ajude a consolidar a sua imagem no mercado compartilhando as suas ideias e conhecimento através das redes sociais.

Além disso, é fundamental que você compartilhe toda e qualquer informação e novidade de sua organização. Lembre-se que não é apenas copiar o link do comunicado e publicá-lo: você é um influenciador e deve usar o espaço para fomentar o engajamento e a motivação diante destas questões em seu público através de chamadas atraentes. Se for o caso, peça ajuda ao setor ou pessoa responsável pela comunicação de sua empresa.

O Linkedin é obrigatório!

Independentemente da rede social escolhida para a consolidação de sua imagem, podemos afirmar claramente que o Linkedin é obrigatório! O canal, antes visto como um grande banco de currículos, é hoje uma enorme rede de networking e facilita o contato com profissionais estratégicos do mercado que podem agregar em muito à sua empresa.

Mantenha o seu perfil sempre atualizado, compartilhe as informações de sua marca, interaja em grupos. Mostre que você é um CEO antenado aos acontecimentos do mercado, que se importa com seu público e une estas duas variáveis para fazer do seu empreendimento um grande negócio!

Agora que você já entendeu como a sua presença é importante nas redes sociais e por que você não deve ignorar esta questão, aproveite para fica por dentro das melhores práticas nestes canais.

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