Marketing Digital

Por que estar na internet não é mais opcional para marcas?

A internet por muito tempo foi vista como meio marginal, ou mídia de apoio, ao criar-se uma campanha ou promover uma marca. Mas em um tempo de públicos cada vez mais conectados, esta realidade vem mudando. E as marcas tem percebido essa tendência.

Dados do Internet Advertising Bureau (IAB) revelam que, nos EUA, os investimentos em publicidade para meios digitais já ultrapassaram os gastos com TV aberta. Enquanto a propaganda online chegou aos 42,8 bilhões de dólares, os anúncios televisivos ficaram em 40,1 bilhões. E essa diferença tende a aumentar.

A verdade é que, para muitos clientes, se sua empresa não pode ser encontrada, ela não existe. Seja em um website, uma mídia social, como plataforma de e-commerce, ou até mesmo nos três formatos. Ainda que você não conduza seus negócios pela web, seus clientes, estabelecidos ou potenciais, esperam encontrá-lo online. É uma chance de contato com seu público que simplesmente não pode ser desperdiçada.

Mesmo a toda poderosa televisão – uma das referências da mídia tradicional, já perdeu seu posto de primeira tela para os smartphones. A atenção dispensada aos gadgets, que permitem um público online por 24 horas ao dia, já ultrapassou a telinha, que agora repousa esquecida no centro da sala.

Segundo o estudo AdReaction, da Millward Brown, os americanos passam, por dia, 151 minutos em seus smartphones, contra meros 147 virados para as TVs. Entre os brasileiros a diferença é ainda maior: 149 minutos nos dispositivos mobile e 113 em frente à televisão.

A internet leva os clientes até você e vice-versa

Toda pesquisa sobre determinado produto, ou serviço, será feita na web. Seja buscando especificamente a sua empresa, ou mesmo seu ramo de atividade. E atenção, os clientes não irão – e nem devem! – se esforçar muito para lhe achar. É bom que sua marca possa ser encontrada com uma busca rápida.

Sua marca também é a melhor vitrine que você poderia ter. Poucos lugares exibem tão bem seu produto quanto a web. Seja em um website, ou mesmo no álbum do Facebook. Seus produtos estarão exibidos para o mundo inteiro, 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, para um público que já os visualiza com um pré-interesse.

Possibilita a construção de relações com consumidores

Embora muitos insistam em tratar simplesmente como canal para publicidade, a verdade é que as mídias sociais tem a função de criar relações, seja entre pessoas, ou entre pessoas e marcas. E sua marca precisa saber disso. Ela pode se tornar mais humana, mais familiar para o público e próxima de seu dia a dia.

E esta é uma via de duas mãos, você também conhecerá melhor seus clientes, tendo acesso a informações que uma marca que estiver fora da rede jamais terá.

Nenhuma outra ferramenta de mídia é tão eficiente em alcançar longas distâncias. A internet não é só uma forma de seus consumidores encontrarem, ou comprarem, seus produtos, mas sim uma grande rede de influência, que afeta até mesmo a maneira como eles lidam com o consumo. Dependendo de sua relação com as marcas, o próprio público chega a levar sua mensagem cada vez mais longe através das redes sociais.

Por fim, muitos clientes já declararam ter uma impressão negativa de empresas que não podem ser encontradas online. Então, uma marca que quer se manter competitiva não pode deixar de ter seu marketing digital.

Quer saber mais? Então acompanhe nosso blog. Vamos Avanti?

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