E-commerce

Quando e por que trocar de plataforma de e-commerce?

O número de novas lojas virtuais cresce a cada ano e, junto com este crescimento, têm-se cada vez mais opções de plataformas de e-commerce no mercado, facilitando assim a escolha por parte do empreendedor na hora de montar sua loja virtual.

Mas o que deveria ser uma aliança bem estruturada entre plataforma e empreendedor muitas vezes tem se tornado insatisfação e, consequentemente, motivo de troca de plataformas por parte dos comerciantes. Mas afinal, quais são os critérios a serem avaliados para que se chegue à conclusão de que tal plataforma deve ser trocada? Veja maiores detalhes a seguir:

E-commerce: Saiba quais os motivos e os riscos da troca de uma plataforma


woman-thinkingQuando trocar?

A troca de uma plataforma deve ser estudada com cautela por parte dos comerciantes, visto que alguns princípios devem ser levados em conta para que se chegue a tal conclusão. Alguns deles são:

Vendas: A plataforma atual tem limitado a expansão de minha loja virtual? Minhas vendas poderiam ser melhores com outras plataformas existentes no mercado? Se a resposta for positiva para estas perguntas, este passa a ser um ponto relevante para mudanças.

Crescimento: Sua loja virtual cresceu e ganhou certo status no mercado de modo que existe certa necessidade em integrar novos recursos em sua loja para prosseguir com o sucesso de seu negócio e atender a demanda de seus clientes? Você procurou discutir o desenvolvimento de alguns recursos com gestores da plataforma, porém não houve perspectiva e previsão para suas solicitações? Mais uma vez, se as respostas forem sim, vale a pena cogitar a troca.

Problemas técnicos: A plataforma tem ficado constantemente fora do ar de modo a não cumprir o SLA e prejudicando assim suas vendas e credibilidade da sua loja. Outros fatores como, por exemplo, a lentidão durante a navegação no site também devem ser levados em conta.

Suporte: O suporte de sua loja virtual tem deixado a desejar quanto as suas solicitações e problemas técnicos com sua loja. Deste modo você se sente perdido em meio às dificuldades para obter progresso com sua loja.

DangerRiscos

Após ter realizado um estudo para se chegar à conclusão quanto à troca de plataforma, deve-se iniciar outra análise criteriosa referente aos riscos durante o processo de migração.

Dados dos clientes: Um dos fatores de risco durante o processo de migração de plataformas são os dados dos clientes no quais devem ser preservados de forma íntegra.  Deste modo, qualquer erro nesta fase poderá gerar problemas para acessos bem como insatisfações que podem causar possíveis perdas de clientes.

Satisfação do cliente com a nova plataforma: Uma mudança de plataforma, por mais benéfica que seja para um comerciante, muitas vezes pode não surtir o mesmo efeito para o cliente. Deste modo, é válido avaliar por meio de pesquisas de satisfação do cliente com a atual loja e quais mudanças estes gostariam de ver.

SEO: Como se sabe, o marketing de busca é uma das principais ferramentas para se gerar visitas em um site. E se tratando de uma mudança de plataforma, há sempre o risco de se obter prejuízos quanto ao posicionamento das páginas em buscadores devido à mudança de URLs, bem como demais mudanças na estrutura do site.

Adaptação com a nova plataforma: Deve-se observar qual o nível de adaptação para gerenciamento da nova plataforma de modo a fazer uma breve comparação com a plataforma atual.

Por mais que se pesquise a fundo sobre uma nova plataforma, é valido refletir que não existirá em momento algum uma plataforma perfeita em aspectos relacionados aoslayouts disponíveis, suporte técnico, flexibilidade de criação de novos recursos e navegabilidade que satisfaça a todos os clientes.

A análise para que se chegue à conclusão da troca de plataforma deve ser feita de maneira criteriosa, avaliando-se também as consequências negativas de que tal mudança possa vir a ocorrer. Tão importante quanto à mudança em si, é avaliar se determinados problemas e insatisfações com a plataforma atual irão ser sanados com uma nova plataforma de modo a não cometer o mesmo erro.

Quer saber mais sobre lojas virtuais? Baixe o e-book gratuito sobre para avaliar seu e-commerce! Vamos Avanti?

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!