E-commerce, Loja Virtual, Marketing Digital, Mobile Commerce, Promocional

Mês a mês: planeje ações para as principais datas sazonais do varejo on-line

Um bom planejamento comercial é fundamentado em datas sazonais, estratégicas para o comércio. Cada vez mais algumas delas se consolidam como referência para a movimentação das vendas no mercado on-line. Por isso é primordial traçar metas e promover ações para acelerar as vendas em períodos-chave.

Pensando   nisso, criamos uma lista das principais datas do varejo on-line, para contribuir  com o estímulo e o desenvolvimento do seu planejamento. Confira o mês a mês com algumas sugestões.Datas Sazonais - Utilize técnicas de marketing promo

Janeiro: No início do ano não contamos com datas sazonais significativas para o comércio, porém esse período pode ser proveitoso para promover liquidações e diminuir os estoques que restaram do Natal. O dia 2 é utilizado pelo comércio físico para começo do famoso “saldão”. Que tal aproveitar a ideia em sua loja virtual também?

Fevereiro: No dia 10 é comemorado o Dia do Atleta Profissional, uma data importante para quem vende artigos esportivos. Já em 27/2 temos o Dia Nacional do Livro Didático, interessante para quem atua no mercado editorial.

Março: Este é o mês do carnaval. Trabalhar uma campanha voltada para a maior festa popular do País pode ser muito positivo para o seu negócio on-line. No dia 15, comemora-se o Dia Mundial do Consumidor, bom momento para aplicar táticas de marketing promocional, como a distribuição de brindes.

Abril: É o mês da Páscoa. Obviamente, a campanha e as ofertas devem ter início em meados de março, mas quando abril começar deve-se intensificar os trabalhos na loja virtual. No dia 26 também se comemora o Dia do Frete Grátis. Se sua loja cobra frete, que tal aproveitar para presentear os clientes?

Maio: Esse é um mês de oportunidades para os varejistas on-line. No segundo domingo comemora-se o Dia das Mães, data com forte apelo comercial. Além disso, maio também é dedicado às noivas. Um período importante para quem atua no ramo de eletrodomésticos, móveis, entre outros. Que tal trabalhar com listas de presentes de casamento?

Junho: Em junho, o destaque é o dia 12, Dia dos Namorados. Sem dúvida, uma das datas com maior apelo comercial do ano, ideal para movimentar as vendas com ofertas destinadas aos casais apaixonados.

Julho: O mês das férias escolares e a chegada do inverno aquecem o mercado de turismo. Estudantes de todos os níveis de ensino dão uma parada em sua jornada e buscam passagens aéreas, meios de hospedagem e artigos para viagem.

Agosto: O segundo domingo do mês é reservado no calendário para comemorar o Dia dos Pais. Essa é uma data com forte apelo para as vendas, especialmente para as lojas de vestuário, eletrônicos e produtos que podem ser consumidos pelos pais e servem como opção de presente a ser adquirida pelos filhos.

Setembro: Nesse mês, a data mais significativa é o dia 7, quando se comemora o Dia da Independência do Brasil. Não é tão relevante para o comércio, o que favorece o fortalecimento de seu planejamento e de ações que os próximos meses exigem.

Outubro: No dia 12 comemora-se o Dia das Crianças, data com excelente apelo comercial, grande oportunidade de aumento das vendas de artigos infantis em geral.

Novembro: Mês das datas mais pujantes em termo de vendas para o varejo on-line. A primeira delas é a Black Friday, um dia em que os preços despencam e os consumidores compram desenfreadamente. Acontece sempre na quarta quinta-feira do mês. De acordo com a consultoria E-bit, em 2014 a Black Friday movimentou R$ 1,16 bilhão. Também em novembro, quatro dias depois da Black Friday, acontece a Cyber Monday, que é exclusiva do e-commerce.

Dezembro: Apesar do início da campanha de vendas para o Natal começar em novembro, é no último mês do ano que o pico de vendas acontece. Por isso, é importante que os varejistas on-line se preparem com ofertas e estoques em dia para aproveitar a data de maior apelo comercial do ano.

Lembrando que para todas as datas e ações é de extrema importância deixar o consumidor a par dos seus métodos de envio e, principalmente, do prazo de entrega. Nada mais frustrante que fazer uma compra para determinada data e ela não chegar a tempo.

E então, como está seu planejamento? Essas dicas serão úteis? Aproveite para descobrir se você está explorando todo o potencial do seu e-commerce com este teste rápido!

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