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Os 5 passos para fazer prospecção de clientes pela web

Na internet não há limites territoriais. Isso signifivca que não só que sua empresa precisa de destacar no meio da multidão de concorrentes, mas que precisa conquistar e fidelizar clientes todos os dias para sobreviver. E a melhor estratégia para atingir esse objetivo é realizando um trabalho consistente de uma prospecção.

Mas como pôr aplicar sua estratégia comercial na web? A dica é seguir os 5 passos fundamentais do Marketing Digital: atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Para ajudar você a concretizar cada etapa de forma precisa, acompanhe nesse post um passo-a-passo bastante didático:

1- Atraia seu público-alvo

Para atrai-lo, você precisa conhecê-lo. Por isso, liste seus possíveis alvos. Pesquise-os nas redes sociais digitais a fim de obter mais detalhes sobre seu comportamento e como decidem comprar. Após essa etapa, analise os dados obtidos para usar as estratégias adequadas para atrai-los até seu site e, consequenteme, para a compra de seus produtos e serviços.

Dica: Faça uma pesquisa criteriosa, principalmente sobre o que eles mais postam, comentam e procuram na internet. Se possível, descubra dados pessoais, tais como nome, profissão, contatos, gostos e desgostos, etc. Toda informação é válida!

2- Desenvolva as personas do seu negócio

Uma vez que você tenha feito a pesquisa e a análise dos dados obtidos, é necesse agora precisa pôr em prática. A primeira coisa que se deve fazer é desenvolver perfis-chave para colocar as técnicas do marketing de conteúdo em ação.

Em outra palavras, faça “personas”, possíveis alvos para seu produto e/ou serviço. Por exemplo, ao pesquisar seu público, você verificou que a maior parte é mulher, tem de 30 a 40 anos, não trabalha fora, mas toma decisões precisas nas compras do lar. Use essas informações a seu favor. Monte um perfil que atinja essas mulheres, a fim de fazer textos adequados ou e-mails marketing direcionados a elas.

Dica: Diga exatamente o que o seu público deseja ler ou ouvir. Não limite a textos de blog, explore as redes sociais, os canais de vídeos, os e-mails… Ou seja, use todas as ferramentas de comunicação para entrar em contato com os clientes, inclusive os equipamentos mobile (tablet e smartphone). Deixe claro o potencial de sua empresa, mostrando as diferenças de seus produtos e/ou serviços. Assim, você estabelece um vínculo maior com seu público, além de passar mais confiança e credibilidade na sua marca.

3- Mantenha relacionamento com seus clientes

Texto escrito, colocado no blog, com chamada no site, mas ainda falta algo. Sim, falta estabelecer um contato direto com seus leads. Use as redes sociais para chamá-los à página de destino. Responda os questionamentos deles tanto no site e no blog como nas mídias sociais. Cative-os com títulos e chamadas criativas e, principalmente, converse com eles no texto ou no vídeo publicado. Isto é, faça um roteiro dialógico, inserindo seus consumidores ao longo do conteúdo. Isso estabelecerá um vínculo ainda maior com os consumidores.

Dica: Não fale só de sua empresa. Dê dicas e sugestões relacionados a seu negócio, sem citá-lo diretamente. Por exemplo, você vende material escolar: então, fale como economizar na compra, quais os materiais mais duradouros, o que é essencial para as crianças levarem à escola etc. Crie possibilidades, dentro do cotidiano de suas personas, para efetivar a venda.

4- Efetive a venda

A pessoa leu, interessou-se pelos produtos e serviços de sua empresa, mas não efetivou a compra. O que faltou? Você fez uma chamada final (call-to-action) em cada post direcionando os leitores a uma página específica de seu e-commerce? Para efetivar a venda, você precisa pensar nos detalhes. Atrair, converter e estabelecer um relacionamento são os passos mais difíceis. Porém, se não tiver o gancho para concretizar seu objetivo, toda sua prospecção foi em vão.

Dica: Pense na chamada final, na página de destino e não se esqueça de uma página de agradecimento. É fundamental o cliente perceber que não foi atraído apenas para ser realizada a venda. Assim, aumenta as chances de ele voltar e comprar mais!

5- Analise os dados obtidos

Esta parte é essencial para que se tenha noção do resultado de sua prospecção. Por isso, acompanhe seus leads mesmo após efetivada a venda. Mensure os resultados, desde a fase de atração até a compra, vendo quantos foram até o final e quantos se perderam no meio do caminho. Com esses dados, você criará estratégias para obter melhores resultados. E o mais importante: aja continuamente. Afinal, a prospecção deve ser um ciclo contínuo.

Dica: Utilize ferramentas como Google Analytic, Facebook Ads, as técnicas de SEO e do funil de vendas para analisar os pontos com mais e menos eficiência, bem como as mudanças que precisam ser feitas no processo de prospecção.

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