E-commerce, Marketing Digital

Omnichannel x Marketing de Conteúdo: tendências e futuros desafios do e-commerce

Já não é novidade que o e-commerce é um dos setores que mais cresce no Brasil, e ainda tem muito que avançar. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, em 2013 o setor cresceu 29% em relação ao ano anterior e bateu o recorde de faturamento, gerando uma receita de R$ 31 milhões. Sim, é muita coisa! Mas não para por aí. A previsão para 2014 é um crescimento de 27%, atingindo uma receita de R$ 39 milhões.

Porém, esse crescimento tem gerado novos desafios e oportunidades, tanto para o varejista quanto para o consumidor. No primeiro caso, a responsabilidade de engajar o público torna-se cada vez mais importante e fundamental. Já no segundo, as possibilidades de interação com a marca gerada pela internet fazem com que o consumidor também se sinta parte do processo, tendo assim vez e voz dentro da empresa.

Diante disso, é fundamental que o varejo tradicional compreenda e se adapte às novas realidades. Para os varejistas, o grande desafio do momento é tratar especificamente de cada canal, tendo em vista o todo, principalmente sem separar o on-line do off-line.

E é nesse ponto que começamos a falar sobre Omnichannel.

470855361Mas, afinal, o que é Omnichannel?

Nada mais é do que a integração total dos canais de venda e/ou branding, potencializando a experiência positiva do cliente e, consequentemente o engajamento com a marca.

Se você não entendeu, vamos explicar melhor. Antigamente, quando você queria comprar alguma coisa, primeiro você pesquisava sobre o produto em várias lojas físicas, perguntava para os seus conhecidos sobre a opinião deles e, finalmente, voltava até a loja escolhida e finalizava a compra.

Hoje, com o avanço das tecnologias, os canais de compra e pesquisa são os mais diversos possíveis. Você pode pesquisar on-line e comprar no mesmo lugar, pode pesquisar na loja física e comprar on-line, pode perguntar a opinião sobre o produto para pessoas do mundo todo. Além disso, as plataformas também são inúmeras: iPad, smartphone, computador, etc.

Portanto, nessa nova maneira de perceber o varejo, o que deve ser segmentado são os perfis dos clientes e não os processos de compra, que devem ser convergentes e unificados.

E qual a diferença entre Omnichannel e Multicanal?

Há múltiplas visões e interpretações para essa diferença, mas o consenso é que multicanal simplesmente significa a presença de uma marca em diversas plataformas, sem existir necessariamente uma integração entre elas.

Social Media, web, apps para mobile, por exemplo, são diferentes plataformas que não precisam estar necessariamente integradas dentro do conceito de multicanal. O que já não acontece com o Omnichannel.

Um exemplo dessa integração seria quando o cliente, ao entrar na loja física, tem o seu perfil identificado por um aplicativo no celular e, a partir daí, consegue descontos nos produtos da loja.

OmniChannel

E qual a relação de Omnichannel com Marketing de Conteúdo?

Uma pesquisa feita pela Nielsen PayPal concluiu que 95% dos australianos usam algum tipo de media on-line para pesquisar sobre o produto antes de realizar a compra. Além disso, outra pesquisa publicada pela GS&MD (Gouvêa de Souza) mostra que o índice de pessoas que consultam on-line antes de comprar em lojas físicas subiu de 19% para 62% em apenas dois anos.

Isso significa que presença on-line com um conteúdo de qualidade influencia massivamente no comportamento do consumidor e deve fazer parte da estratégia de marketing de qualquer empresa.

(Se você não sabe o que é marketing de conteúdo, leia esse artigo que publicamos aqui no nosso blog).

Oportunidades e desafios

Mas, se você está se sentindo perdido, a boa notícia é que o Omnichannel ainda não foi bem explorado por nenhuma empresa e continua sendo uma página em branco para muitos empreendedores. Isso significa oportunidade para a sua empresa.

E, como todo marinheiro de primeira viagem, você também estará exposto aos riscos e/ou glórias de explorar o desconhecido. E aí, aceita o desafio?

Quer conhecer mais? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.

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