E-commerce, Evolução

Omnichannel para e-commerce: futuro ou presente?

Em termos de marketing e tecnologia, muitas vezes, os conceitos e termos são cunhados tão rápido que nem temos tempo de traduzi-los para o português. E-commerce, leads, landing page, lembra?

Agora é a vez do Omnichannel ser citado em toda a web, com cada menção sendo ligada a uma prestigiada marca ou comentarista. Mas, afinal, o que significa?

Omni vem da palavra Omnis que pode significar tudo ou universal. A maneira que muitos estão explicando omnichannel hoje é ‘canal transversal’, ou seja, é a ideia de que todos os canais de uma marca (site, e-commerce, lojas físicas, aplicativos e outros) sejam integrados para atender o consumidor onde quer que ele esteja.

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A capacidade de ter uma experiência contínua por meio das marcas, com dispositivos desenvolvidos sob medida para destacar suas preferências, é a promessa de uma nova maneira de pensar e de fazer marketing. O que muitos não se dão conta é que essa já é uma forma presente no nosso dia a dia como consumidor.

Vantagens do Ominichannel para e-commerce

A seguir, veja algumas vantagens do Ominichannel:

1 – Integração das possibilidades

Poder atingir o consumidor que compra via web, mas que também gosta de passar no shopping para apreciar as vitrines é um dos resultados de uma boa estratégia de omnichannel. Do estoque às redes sociais, é importante permitir a interação dos consumidores com os produtos e, assim, ampliar as possibilidades da experiência que ele terá com a marca.

2 – Sintonia com as tecnologias

Para atingir os consumidores cross canais em uma estratégia omnichannel, os lojistas criam uma sintonia com as novas tecnologias, entendendo as necessidades dos seus clientes. Isso torna a experiência de compra cada vez mais estimulante para o consumidor. Assim, o investimento em sistemas de gerenciamento, infraestrutura e plataforma de e-commerce, tornam o acesso dousuário mais rápido e fácil.

Esta integração tecnológica dá ao consumidor a possibilidade de comprar na loja virtual e voltar à loja física para fazer uma troca, por exemplo.

3 – Melhorias no atendimento

Como o crosschannel é uma evolução natural do consumidor multicanal, o cliente não se importa exatamente com o canal pelo qual aprecia a oferta, e sim com a experiência da compra. Assim, o ominichannel também exige mais eficiência no atendimento ao público.

4 – Melhorias nas estratégias de marketing

De acordo com a Deloitte, empresa de empresa de auditoria e consultoria, os clientes cross canal gastam 82% a mais do que aqueles que compram nas lojas tradicionais. Assim, mais do que competir em preço, é preciso passar uma mensagem mais palpável, o que faz com que as empresas aprimorem suas ações de marketing.

5 – Mobilidade nas vendas

Na tendência de facilitar a compra de um produto em qualquer lugar, os dispositivos móveis (tablets, smartphones etc.) ganham força. Assim, o dispositivo proporciona mais tráfego para os pontos de vendas online e físicos.

A mobilidade se dá através de formatações personalizadas, inserção de QR codes, localizadores de lojas etc., ampliando as possibilidades de vendas.

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Um Comentário

  1. […] tendência do omnichannel, ou seja, do multicanal, em que as empresas atendem seus clientes de várias formas e por vários […]

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