Design, Marketing

O que sua embalagem diz sobre seu produto?

É de conhecimento de todos que a propaganda é a alma de um negócio. Mas para uma boa propaganda ter efeito positivo nas vendas é necessário também que outros fatores sejam bem administrados. Um desses fatores é a embalagem de produtos e seu respectivo impacto na preferência do cliente.

Desse modo, é válido realizar uma análise para que se tenha em mente como uma simples embalagem pode fazer toda a diferença na decisão do cliente e consequentemente auxiliar no sucesso de uma empresa. Veja mais detalhes a seguir:

Características e valorização

Entre os pontos mais importantes da embalagem de um produto podemos destacar que esta faz basicamente o elo entre o consumidor, a loja e a marca, trazendo consigo informações e características sobre o produto além de protegê-lo. Além disso, muitas vezes um produto torna-se mais valorizado aos olhos do consumidor simplesmente por conter uma embalagem que o envolve. Faça o teste ao observar dois produtos idênticos em uma vitrine ou prateleira sendo a única diferença entre eles o fator embalagem.

Não só os consumidores, mas até mesmo as empresas adotam a importância da embalagem de um produto como sendo um elemento necessário para valorizá-lo. Quer um exemplo? Muitas empresas fazem promoções ou as chamadas queimas de estoque de produtos que estão com suas embalagens violadas, amassadas, rasgadas entre outras.

Estética x Segurança

Você com certeza já passou pela situação de ir a um supermercado comprar produtos em caixas (seja leite condensado, sucos, molhos de tomates, entre outros) e encontrar uma caixa amassada na prateleira. Em 99,9% das vezes as pessoas optarão por outro produto que esteja em perfeito estado. E nesse caso surge a pergunta: qual a diferença do conteúdo da caixa amassada para a caixa perfeita? A resposta todos nós já sabemos: não há diferença alguma no conteúdo das caixas.

Vivemos em uma sociedade onde a estética sempre foi algo muito observado pelas pessoas. E tal análise torna-se ainda mais criteriosa quando o assunto envolve consumo, seja por alimentos ou qualquer outro produto de uso pessoal. Desse modo, quando se trata de um produto, a sua estética externa é a primeira impressão positiva ou negativa que será aplicada aos olhos do consumidor fazendo assim com que ele defina o produto antes mesmo de conhecer o conteúdo da embalagem.

E outro ponto a ser analisado ocorre em casos onde o consumidor dá preferência por um produto relativamente mais caro simplesmente por ter uma embalagem diferenciada ou dentro dos padrões que o faz qualificar o produto como superior a outros.

Credibilidade para a loja virtual

Outro fator a ser destacado está nas embalagens que são utilizadas pelas lojas virtuais para fazer a logística dos produtos. O uso de embalagens e proteções corretas para determinado produto reflete opiniões importantes do cliente em relação à loja que resultam em credibilidade para a empresa ou tornam-se um fator negativo.

Em muitos casos, o consumidor já tem conhecimento sobre o produto que a loja virtual está comercializando, desse modo, ele avaliará com maiores critérios a embalagem da loja do que a embalagem do produto em si.

Preocupar-se com as embalagens dos produtos que são comercializados em uma loja vai além da boa conveniência para o consumidor. Desse modo, com os pontos aqui citados é notável que a embalagem surja como a primeira impressão do cliente referente ao produto e em muitos casos referente à loja.

Por mais que se tenha uma boa administração nos demais setores de uma empresa, os cuidados com a conservação ou até mesmo criação de embalagens adequadas para determinados produtos faz com que eles sejam destaques no mercado passando assim a segurança e credibilidade tanto da loja quanto do produto ao consumidor.

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