E-commerce, iOS, Mobile Commerce, Tecnologia

O que são os iBeacons e como eles estão transformando a experiência de compra do mobile commerce

IBeacons são pequenos sensores sem fio, com tecnologia Bluetooth Low Energy (LE) embutida, que podem ser colocados em lojas físicas e, uma vez que detectem um dispositivo Apple com iOS (smartphones e tablets) nas proximidades, podem transmitir dados e mensagens rápidas.

Isso significa que os varejistas, por meio de um aplicativo, podem transmitir informações importantes para seus clientes num raio de 10 a 50 metros. Aos consumidores cadastrados (aqueles que baixaram o app da loja), os iBeacons enviam notificações sobre promoções, novos produtos e notícias relevantes, sem preocupação com a rápida “drenagem” de suas baterias, como acontecem com um serviço de Bluetooth padrão. Com eles é possível, também, que os clientes interajam com os vendedores da loja solicitando informações.

Como os iBeacons estão transformando a experiência de compra do mobile commerce

Obviamente, a tecnologia iBeacon é excelente para lojas offline, mas como ela pode ajudar os varejistas que combinam o mundo físico com ofertas online?

Nos últimos anos, o aprimoramento da tecnologia móvel está tornando cada vez mais tênue a linha entre as lojas físicas e virtuais. Os iBeacons vieram para colocar um pouco mais de transparência e dinamismo.

Veja algumas das maneiras como os iBeacons podem ajudar as empresas de comércio eletrônico:

  • Localização e hiper segmentação: iBeacons são muito pequenos e muito baratos. Portanto, eles podem ser colocados em diferentes pontos da loja para armazenar e transmitir apenas ofertas de venda relevantes, dependendo do local onde os clientes estão na loja;

  • Pagamentos digital: por meio da tecnologia é possível dar mais essa opção de pagamento aos clientes;

  • Programas de fidelidade: geralmente, os clientes preenchem formulários online com  informações para participar do programa de fidelidade de uma loja. Ao usar iBeacons, os lojistas podem fazer ofertas exclusivas para estes clientes, reforçando a exclusividade do programa;

  • Aumento da consciência virtual dos clientes: muitos consumidores costumam ignorar que as lojas físicas, muitas vezes, têm versões online. A tecnologia embutida nos iBeacons podem despertar nesses consumidores o interesse de interagir com a loja online e, assim, quebrar a distância e fazer com que o lojista tenha mais possibilidades de vendas com seus clientes “analógicos”;

  • Aumento do alcance social: os iBeacons não precisam ser utilizados apenas para oferecer descontos e ofertas aos clientes; eles também podem ser uma grande ferramenta para aumentar o engajamento e o alcance das redes sociais, por onde os lojistas podem interagir com o público-alvo. Alertas simples para que as pessoas acessem as páginas da loja Facebook e no Twitter, por exemplo (especialmente se combinado com promoções e ofertas), podem instigar as pessoas a interagir e aumentar as chances de serem impactadas.

Você já utiliza iBeacons? Pretende utilizar após as nossas dicas? Compartilhe conosco a sua experiência com a  nova tecnologia! Vamos Avanti!

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