Marketing, Marketing Digital

O que são leads e como gerá-los com marketing digital

Você já deve ter ouvido falar sobre estratégias de Marketing Digital, como Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo, que visam à geração e conversão de leads. Mas o que são leads?

Dentro de uma estratégia comercial, leads são contatos qualificados, ou seja, potenciais clientes devidamente identificados. Por exemplo: as pessoas que acessam uma loja virtual fazem parte do tráfego, mas nem todas são leads. Elas podem se tornar leads ou não, por isso precisam ser identificadas e qualificadas (seu interesse nos produtos ou serviços da loja virtual tem de ser despertado).

— Leia também: Marketing on-line é mais do que cliques!

A importância dos leads

Ao entender que um determinado contato tem interesse nas ofertas, a empresa passa a fazer ações para demonstrar o quanto seus produtos ou serviços são melhores que os da concorrência, o quanto tem interesse em se relacionar com ele para fechar um negócio.

Quanto mais leads gerados, maiores serão as vendas. É, num exemplo prático e ilustrativo, como um pescador que sabe que num determinado ponto do rio há muitos peixes e então passa a jogar sua rede ou anzol ali.

Como gerar leads e convertê-los em clientes com o Marketing Digital

 

A seguir, damos algumas dicas para gerar mais leads e convertê-los em clientes para o seu negócio.

Posicione-se

O primeiro passo para gerar leads no ambiente digital é criar canais de comunicação com o público. A empresa precisa ter um site que descreva seu negócio e apresente suas ofertas. Esse site, em alguns casos, é meramente institucional, mas há outros que contemplam uma loja virtual para venda on-line.

Também é importante estar presente nas redes sociais e manter um blog no qual a empresa ofereça um conteúdo relevante sobre seu universo de atuação. Assim, a marca será facilmente encontrada quando seu público fizer buscas nas redes sociais.

— Leia também: 4 vantagens de empresas que possuem boas estratégias de Marketing Digital.

Entregue conteúdo relevante e capte dados sobre seus leads

Outro ponto importante é a publicação regular de conteúdos que levem conhecimento ao público-alvo. Uma estratégia de conteúdo eficiente contempla a publicação regular de blog posts, posts nas redes sociais, vídeos, casos de sucesso, etc.

Para qualificar os leads e entender seu grau de interesse na empresa, é interessante disponibilizar conteúdo mais aprofundado em troca de um cadastro. Assim, para que o usuário baixe um e-book ou white paper, por exemplo, ele deve deixar e-mail de contato, telefone e outros dados que a empresa considere relevantes para identificá-lo e atuar para conduzi-lo dentro do funil de vendas.

Dialogue com seus leads

Depois de identificar e qualificar o lead, é importante estabelecer um relacionamento com ele (nutrição de leads). Ou seja, iniciar um contato. Para isso, envie regularmente conteúdo via e-mail (newsletter, e-mail marketing). Esse conteúdo precisa ser estrategicamente pensado para conduzir o lead por uma trilha de aprendizado e, pouco a pouco, ir fortalecendo a imagem da marca e estabelecendo uma relação de confiança com o potencial cliente.

Por meio das redes sociais, por exemplo, a empresa coloca-se à disposição para esclarecer dúvidas, interagir, dialogar. Quanto mais diálogo, maiores as chances do relacionamento culminar no fechamento de um negócio.

Faça testes e adéque sua estratégia para encantar leads

O bom do Marketing Digital é que é possível testar as ações antes de colocá-las em prática ou ainda readequá-las durante o percurso. Você pode criar diferentes formatos de uma landing page (página de captura de informações dos leads), por exemplo — o que chamamos de testes A/B —, para verificar qual delas atrai mais pessoas e em qual elas se sentem mais à vontade para deixar informações. Quanto mais segmentadas forem suas ações digitais, melhores serão os resultados (você precisa saber exatamente com quem está falando e fazê-lo da maneira mais adequada possível).

Com o tempo, perceberá que tipo de conteúdo está gerando mais leads e qual está contribuindo para sua nutrição, culminando na conversão de leads em consumidores.

— Leia também: 10 maneiras de gerar mais leads para o seu negócio.

Para finalizar, é importante dizer que sua estratégia de Marketing Digital para geração de leads não pode ser invasiva. Você precisa garantir que não enviará spam (propaganda) para seus contatos e também tem que entregar conteúdo de qualidade.

Lembre-se de que o relacionamento produtivo é que irá estabelecer e manter a confiança dos seus leads com a marca. Quando isso acontece, vender se torna uma consequência.

Gostou das dicas? Conte nos comentários como está sua estratégia de geração de leads.

 

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