Avanti, Facebook Ads, Google Adwords

O que é behavioral targeting e o que ele pode fazer pelo seu negócio

Surgido nos Estados Unidos, o Behavioral Targeting é uma técnica que tem como objetivo entender como o seu público-alvo se comporta e, a partir disso, direcionar estratégias para garantir um maior número de vendas dentro deste segmento ao invés de buscar uma maior participação massiva.

No mundo online, isso tem se tornado cada vez mais importante. A disputa pela atenção do consumidor é gradativamente mais alta. Pensar uma estratégia digital eficiente e que funcione bem é a melhor tática de venda.

Como funciona o Behavioral Targeting

A vantagem de utilizar o behavioral targeting é que com ele é possível entender não somente o sexo, a idade e a região onde se encontra o usuário, por exemplo. Mas, principalmente, todas as ações, compras, pesquisas e páginas visitadas e o que é realmente relevante para aquele cliente específico. Dessa forma, é possível mostrar a essa pessoa o que ela quer e não qualquer publicidade aleatória.

Um exemplo bastante comum é quando o seu futuro cliente busca em sua loja virtual informações de preços de viagem. Mesmo que não realize a compra, logo depois, em diferentes páginas que visite, irá encontrar informações relativas à busca realizada, como hotéis, passagem de avião, alugueis de carros, entre tantas outras informações que são importantes para esse consumidor.

Como dito anteriormente, ao usar esse tipo de anúncio a sua empresa faz publicidade para alguém que realmente tem o interesse em consumir o seu produto, o que aumenta consideravelmente o número de cliques e, por fim, maior número de conversões. Olhando pelo lado do consumidor, ele se sentirá compreendido ao perceber que a marca sabe o que ele quer. É uma forma de sua empresa estreitar o laço com seus consumidores.

O behavioral targeting acontece por meio de um arquivo (cookie) que fica alojado no computador das pessoas através do navegador. É nesse pequeno arquivo que fica armazenada toda essa informação tão útil para os negócios online.

Para realizar esse tipo de anúncio, no entanto, é preciso conhecer profundamente o seu consumidor para poder detalhar tipos de comportamento. Para que seja eficiente, cada parâmetro deve ser único e muito bem estudado. Escolher tipos de comportamento de forma aleatória pode ser prejudicial para a campanha. Vale lembrar que se a conversão, seja qual for, não acontecer, poderá perder vendas.

Vantagens de utilizar o behavioral targeting

  • Target: conhecer melhor o cliente e estar seguro de que sua campanha atingirá as pessoas corretas, assim sendo, é possível falar o mesmo “idioma” do seu consumidor.

  • Return of Investiment (ROI): com a facilidade de medir qualquer tipo de ação no mundo online, se você conhece bem o seu target pode fazer render mais suas campanhas e, como consequência, aumentar o ROI e evitar o desperdício de dinheiro.

  • Taxa de cliques: conhecendo seu target, investindo mais e de forma correta, sua campanha chegará mais longe e as taxas de clique irão aumentar consideravelmente, o que faz com que suas vendas possam aumentar ainda mais.

O que se vê atualmente, no Brasil, é um aumento do uso do behavioral targeting por parte das grandes e médias empresas. Investir nesse tipo de campanha online é, com certeza, uma forma eficiente de chegar ao cliente e garantir o ROI da sua empresa. 

Quer saber como está o seu e-commerce? Faça uma avaliação aqui!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!