Avanti, Web Analytics

O que é uma Análise de Web Analytics e como ela pode ajudar o seu negócio

Imagine o impacto que você teria em sua estratégia de vendas somente por saber de onde vêm os visitantes do seu site e o que eles fazem assim que entram em seu portal? Se só com esses dados você já consegue estar um passo à frente do seu concorrente, saiba que por meio da análise de web analytics você tem acesso a essa e muitas outras estatísticas.

analise web analyticsDe uma maneira simplificada, o web analytics é o processo de analisar o comportamento dos visitantes de um site e estudar o impacto deste site nos seus usuários. É uma maneira muito utilizada por gestores para medir o desempenho de suas estratégias de SEO e marketing digital, pois permite acompanhar com detalhes diferentes métricas.

Com programas como o Google Analytics, um gestor consegue ainda monitorar um site ou página para ver se está funcionando corretamente. Com isso, administradores podem determinar quais conteúdos geram mais conversão ou engajamento e que áreas do site não recebem o tráfego esperado. Finalmente, o web analytics é uma ótima forma de conseguir dados que auxiliem os desenvolvedores a melhorar a performance de um site e a experiência do usuário.

Quais são os benefícios de uma Analise Web Analytics?

Com os dados obtidos pelo web analytics, você tem diferentes oportunidades em mãos:

  • Comparar o desempenho de páginas diferentes utilizando uma amostra aleatória dos seus usuários

Com recursos de web analytics você poderá facilmente encontrar quais conteúdos não estão gerando o retorno esperado no seu site e assim otimizá-los. Você consegue definir quais métricas serão utilizadas em seus testes de comparação e qual porcentagem dos seus usuários será incluída na experiência. Também é possível definir qual o objetivo do teste e o período a ser analisado

banner1-postblog-8

  •  Monitorar a trajetória de seus visitantes

Com o web analytics, você consegue ver facilmente quanto tempo um visitante ficou em seu site e quais foram suas ações enquanto ele permaneceu ali. Você ainda consegue ver o número de vezes que este visitante retornou ao seu site e quais páginas ele mais acessou. Tudo isso é muito útil a cada vez que você desejar fazer alterações na sua página. 

  • Ele te ajuda a otimizar o seu site

Poder estudar as ações de um visitante dentro do seu site é uma ótima oportunidade para aprimorar sua estratégia de marketing digital, pois assim é possível utilizar esses dados na produção de conteúdos melhor direcionados, fortalecendo assim as campanhas de anúncios, por exemplo. Não bastasse isso, é possível otimizar ou até mesmo reestruturar um site com base nos insights tirados do web analytcs.

  • Você não estará “atirando no escuro”

Finalmente, se você está investindo na internet, quer calcular os resultados, certo? Com ferramentas de web analytcs você tem em mãos uma excelente forma de conseguir medir o retorno dos seus esforços em marketing digital, porque você estará trabalhando com dados reais, e não com probabilidades. Você saberá, com certeza, o que traz popularidade ao seu site, ou não. Além de poder fazer testes de conteúdo e tomar ações a partir de dados concretos.

Analisar as estatísticas do seu site é uma importante prática e vai te ajudar a definir se o seu site está efetivamente funcionando. A analise de web analytics vai ajudar você a interpretar os resultados e entender seu público-alvo.

 

banner2-postblog-8

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!