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Mobile e mudanças no comportamento de consumo

Eles estão por toda a parte – nos bares, restaurantes e cafés, no transporte público ou em meio ao trânsito. Não será difícil encontrar alguém conectado a um smartphone onde quer que você esteja.

Esses dispositivos móveis se transformaram em uma verdadeira febre que atinge pessoas de todas as idades, classes sociais e nichos de consumo. Além de modificar a comunicação, os smartphones estão mexendo com a estrutura dos e-commerces e provocando uma revolução no modo de vender on-line. Graças à massificação dos mobiles, comprar pelo celular vem se tornando cada dia mais comum, porém muitas marcas não atentaram para isso e têm pouco conhecimento para elaborar ações de marketing eficientes que realmente promovam conversões. Se é o caso da sua empresa, vale a pena acompanhar nosso post.

A cultura dos smartphones em números

As estatísticas demonstram com percentuais bastante expressivos que a forma como os consumidores adquirem produtos e serviços na internet está se modificando. Segundo os dados coletados pelo Google, por meio do aplicativo Google Analytics:

- 80% dos brasileiros que possuem smartphone usam o aparelho para saber mais sobre produtos e serviços;

- 94% dos brasileiros que usam seu dispositivo para fazer pesquisa sobre produtos e serviços realizam essa tarefa enquanto executam outras atividades;

- entre maio de 2014 e maio de 2015 houve um aumento de 112% na participação dos smartphones no acesso à internet;

- 74% da conversão de vendas são realizadas nos dispositivos móveis.

As estatísticas do Google comprovam que comprar pelo celular já é uma realidade para a maior parte das pessoas que usa esse tipo de dispositivo. Porém, para que a conversão seja eficiente, é preciso trabalhar as ações de marketing para o mobile se tornar efetivamente uma ferramenta que auxilie nas vendas. O uso de smartphones, como indicam as estatísticas, é sempre feito em meio a outras tarefas, o que significa que os e-commerces têm poucos momentos para disseminar uma mensagem que realmente possa atrair o consumidor para o produto ou serviço. Por isso, mais do que em outros tempos, usar o inbound marketing se tornou quase que uma obrigação para quem quer vender na internet e aproveitar a onda dos smartphones.

Novos hábitos de consumo, novas formas de vender

O inbound marketing nada mais é do que uma ferramenta de marketing cujo conteúdo é utilizado para atrair o cliente para o produto, criando uma relação mais próxima com ele. Durante muito tempo, o marketing tradicional, ou seja, o outbound marketing, buscava empurrar os produtos para os clientes, enfatizando de forma exagerada as qualidades de um produto sem dizer de que forma poderiam ajudar a solucionar a questão ou os problemas do cliente.

Com a união entre as redes sociais e as ações de marketing, o conteúdo passou a reinar como um elemento essencial para atrair e seduzir o cliente para a compra, mostrando de que forma seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

A sociedade de hoje está pautada no imediatismo e todas as ações que visam impulsionar as vendas não podem deixar esse elemento de lado. O consumidor de hoje toma a decisão da compra em instantes de impulso gerado a partir de suas necessidades. Por isso, a mensagem precisa estar vinculada justamente a essa necessidade, mostrando que seu produto ou serviço é uma excelente e útil aquisição.

Outro ponto relevante, especialmente considerando a compra via smartphone, é o momento da venda. Como a maioria dos consumidores está dispersa, a mensagem precisa ser impactante a ponto de atrair a atenção. Por isso, o conteúdo deve ser bem trabalhado nesse sentido, mesmo quando os fatores externos estimulem a distração.

Hoje as ações de marketing devem estar focadas nesses micromomentos, nos quais o consumidor esteja buscando satisfazer sua própria curiosidade, indo a um determinado local, procurando algo para fazer ou comprar. Nesses momentos, a jornada da decisão de compra encontra-se aberta, por isso as ações de marketing precisam estar concentradas em atrair nesse exato instante.

As mudanças de comportamento relativas ao consumo demandam estratégias mais criativas com relação às vendas. Quem quiser aproveitar a onda dos mobiles precisa estar disposto a inovar.

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