Marketing, Promocional

Marketing promocional, o que é e como desenvolver

O marketing promocional é uma ferramenta fundamental para as empresas de qualquer setor, já que o método tem como função divulgar o nome da marca e engajar seus clientes. A equipe de marketing pode realizar diversas ações de cunho promocional, dependendo de sua demanda inicial. Confira a seguir o que é marketing promocional e mais informações sobre o assunto!

Marketing Promocional - Saiba o que éO que é marketing promocional?

De acordo com a AMPRO, Associação de Marketing Promocional, o conceito visa a comunicação da marca com a meta de demonstrar seu valor aos clientes através de diversas ações promocionais e métodos de contato para estimular a compra, utilização e fidelização dos serviços ou produtos. Marketing promocional nada mais é do que uma série de estratégias com a função de construir um nome empresarial para, consequentemente, elevar sua porcentagem de vendas. Tudo para que o cliente conheça a empresa e a consuma com a frequência necessária em seu cotidiano. Através de ações de marketing promocional, como distribuição de brindes ou ofertas, as empresas buscam a fidelização de seus clientes.

Veja a seguir alguns exemplos de marketing promocional

Apresentação de serviços e/ou produtos

Esse tipo de ação é muito comum e tem como meta inserir o consumidor ou possível cliente em contato com o serviço ou produto. A estratégia é feita com a distribuição de amostras grátis, para que a pessoa possa experimentar o produto ou serviço, e assim consumi-lo, já que sua vontade será despertada no ato da degustação.

Distribuição de brindes

É a ação perfeita para fazer seu consumidor lembrar-se de sua marca onde quer que ele esteja. Você pode distribuir itens como chaveiros, ímãs de geladeira, canetas, bloquinhos de anotação, entre outros brindes que qualquer consumidor adora!

Abordagens e blitz

As abordagens e a blitz são maneiras da marca atingir seu consumidor. A ação consiste na distribuição de um material visual, como por exemplo, um flyer ou um folder, que fale sobre a companhia, para dessa forma chamar a atenção das pessoas para que elas procurem saber mais sobre a marca e seus produtos ou serviços.

Incentivos

Os incentivos compreendem os clubes de fidelidade das empresas, como programas de milhas, acúmulo de pontos por compra, entre outros estímulos de consumo. Ao ser recompensado, o cliente se sente atraído em consumir ainda mais.

Ofertas

Muito usada por redes de supermercados, as ofertas são ações importantes para qualquer empresa, já que elas fazem o estoque rodar. O setor de marketing pode realizar ofertas como Compre 3, leve 4, descontos na compra do segundo item, entre outras. Esses tipos de ações são tiro e queda, pois qualquer consumidor adora e não costuma dispensar uma boa promoção, já que ele acredita que está levando vantagem por isso.

Como fazer marketing promocional

Através dos exemplos citados anteriormente, podemos fazer diversas ações de marketing promocional. Mas, antes é necessário fazer um plano estratégico para conferir o que sua empresa precisa. Ao fazer uma análise do público alvo que as ações pretendem atingir, fica muito mais fácil efetuar um plano eficiente de marketing de promoção. Reflita sobre o que seu cliente precisa e o que vai despertar sua atenção. Por exemplo, se você tem uma agência de viagem, um clube de pontos vai fidelizar seus clientes, com a troca do que o mesmo acumulou por serviços como descontos em pacotes de viagem. Já se sua empresa é de um produto alimentar, a sugestão é fazer abordagens e distribuir amostras grátis para que o público saiba de sua existência, e consequentemente possa consumi-lo.

O marketing promocional é uma estratégia importantíssima para qualquer empresa, já que toda marca quer ser vista e consumida. Quer conferir mais informações úteis para suas estratégias de marketing? Acesse nosso site penseavanti.com.br e veja dicas preciosas para seus negócios.

Vamos Avanti?
Marketing Promocional - Desenvolva ações

 

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!