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Marketing Digital

Marketing online é mais do que cliques!

Quem pensa que as campanhas de marketing online servem apenas para trazer cliques está enganado. Muitas são as possibilidades de retorno, como impressões, visitas, prospects, além, é claro, das vendas. Isso significa que cada centavo investido em suas campanhas pode ter um objetivo específico, e cabe à sua equipe planejá-los. Confira agora as dicas de como conseguir mais resultados em seu negócio online.

Planejamento

O ideal é que haja um briefing detalhado antes que se execute o plano. Um documento que explique qual o real objetivo da ação. Assim, fica mais fácil acompanhar e mensurar o que foi predeterminado. A empresa deve dividi-lo em, basicamente, dois pilares:

1. Definição dos canais a serem utilizados

Nessa etapa, o conhecimento de cada ferramenta utilizada é necessário para definir quais meios deverão se adequar aos objetivos. É importante ressaltar que, quando nos referimos ao planejamento de campanhas de marketing online, inclusive nas mídias sociais, não significa estar em todos os canais possíveis. O ideal é utilizar os que melhor se adequem à intenção. Concentrar-se nas mídias de maior interação de seu público-alvo é uma ótima opção. Investir na customização de cada canal é outro quesito que não pode ser ignorado.

2. Definição das metas e objetivos da campanha

As finalidades de uma campanha vão além da quantidade de cliques adquiridos. Essa definição precisa ser feita antecipadamente, pois todas as ações serão baseadas nelas. Veja abaixo outros possíveis propósitos do marketing online:

  • Aumentar as vendas;

  • Ganhar mais notoriedade;

  • Construir ou reconstruir a imagem da empresa (posicionamento);

  • Maior engajamento com o público;

  • Atração de leads (prospects);

  • Conseguir mais curtidas nas páginas;

  • Criação de autoridade no nicho;

  • Criação  de um novo canal de vendas que aumnete a rentabilidade do negócio;

  • Gerar mais valor para a marca.

Público-alvo

O que será dito a seguir pode parecer óbvio, mas é um ponto essencial e constantemente esquecido pelas empresas. É essencial que o perfil do público esteja bem definido. Ao fazer isso, a campanha será consolidada. Caso o merketing tenha o intuito de adquirir novos perfis de clientes, tal análise deve ser aprofundada com pesquisas intensas e analíticas. Dessa forma, seu site terá mais do que meros cliques que só servem para preencher gráficos.

Linguagem e conteúdo

A abordagem usada também é chave para chegar aos objetivos. É preciso estar atento à comunicação com o público em potencial, usando uma linguagem que seja compreensível a ele.  Lembre-se também que a produção de conteúdo é, sem dúvidas, um dos fatores que sustenta a campanha. Levar informação e abusar do dinamismo é fundamental. A utilização de Call To Action (CTA), botões que conduzem a ação, é de grade valia na hora de compartilhar conteúdo.

Mensuração

Períodos de tempo curtos e longos devem ser definidos ainda no planejamento. Após esses prazos, a equipe de marketing online deverá analisar os resultados da campanha, conhecidos como Key Performance Indicators (KPI) ou Indicadores Chave de Desempenho. Com eles será possível mensurar os resultados planejados. Confira abaixo os principais tópicos para essa análise:

Indicadores para analisar na campanha online

  • Audiência: grupo de usuários consultam a plataforma;

  • Clickthrough: o clique no banner ou em outro tipo de anúncio que leva o usuário ao site;

  • Click-through Rate (CTR): taxa de conversão de anúncio online. Geralmente, é uma porcentagem resultante da divisão do número de cliques pelo número de impressões;

  • Custo por mil (CPM): preço pago pelos anunciantes por cada mil visualizações do anúncio;

  • Impressão/visualização: unidade de medida a partir de um banner;

  • Visitante único: indicador em que se verifica a diversidade de utilizadores de um site;

  • Visitas repetidas: indicador que mede o número de visitas realizadas pelo mesmo usuário.


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