Avanti, E-mail Marketing

5 KPIs de e-mail marketing que você deve acompanhar de perto

Se você já conhece as principais vantagens do e-mail marketing para o comércio virtual, sabe que ele pode potencializar e muito os resultados do seu e-commerce. Então é hora de colocar a mão na massa. Além de saber o objetivo da sua campanha, você também precisa traçar e acompanhar alguns indicadores de desempenho para verificar o sucesso das ações. Estes indicadores são conhecidos como KPIs — do inglês Key Performance Indicator.

A pergunta é: quais são os KPIs que você deve acompanhar na sua ação de e-mail marketing? A seguir, listamos os principais e explicamos porque eles são importantes. Acompanhe!

KPIs de e-mail marketing1 – Abertura do e-mail marketing
A taxa de abertura é um KPI muito importante, pois quanto maior ela for, maiores são as chances de você entregar o seu conteúdo para o público e, consequentemente, aumentam as chances de conversão.
Ao acompanhá-la sistematicamente, você perceberá quais são os assuntos que mais interessam ao seu público-alvo. Por exemplo, se você envia uma oferta imperdível, coloca isso no assunto do e-mail, tem uma taxa de abertura de 5% e numa outra oportunidade envia outro tipo de conteúdo e a abertura é menor, logo pode concluir que seu público está interessado em ofertas.
Dica: o assunto do e-mail é um fator decisivo para que as pessoas se interessem e abram-no. Pense sempre que você tem poucos segundos para despertar o interesse e está competindo com uma caixa de entrada lotada de mensagens. Capriche no título.

2 – Cliques
Também conhecida pelos profissionais de marketing como CTR, a taxa de cliques demonstra quantas pessoas clicaram nos links que você incorporou ao seu e-mail marketing. Ela é muito importante, afinal, seu interesse é que as pessoas vão até o blog ou até a loja virtual para visualizar o conteúdo.
Dica: faça chamadas persuasivas, que instiguem a curiosidade das pessoas ao mesmo tempo em que demonstrem o valor do conteúdo que elas irão descobrir ao clicar.

3 – Conversão
A conversão é o objetivo macro de uma campanha de e-mail marketing. Seja qual for a esperada (venda, indicação de novos consumidores, download de e-books e outros materiais etc.), você quer que ela aconteça.
É preciso, portanto, saber qual o percentual de usuários que foram convertidos, ou seja, a taxa de conversão te ajuda a mensurar o sucesso da campanha.
Dica: trabalhe sempre com um conteúdo persuasivo; dê comandos de ação (clique aqui, compre agora mesmo, aproveite esta oferta imperdível etc.), pois grande parte das pessoas que compram via e-commerce o fazem por impulso.

4 – Unsubscribe
É importante saber quantas pessoas pediram para não receber mais seus e-mails marketing. Este KPI pode servir como um alerta: através dele você irá perceber se a quantidade de envios está muito grande, se precisa segmentar melhor suas listas etc.
Dica: sua ferramenta de e-mail marketing deve dar a opção de o usuário descrever o porquê não está querendo mais receber e-mails.

5 – Total de vendas
Acompanhar também a quantidade de vendas que foram geradas numa campanha é importante, pois assim você conseguirá traçar metas para as próximas ações.
Como irá trabalhar para que aumentem as taxas de abertura, cliques e conversão, poderá tomar ações mais assertivas em relação aos horários de envio, tom do conteúdo, ofertas etc. O aprimoramento é sempre um exercício de melhoria, e quanto mais você otimizar suas campanhas de e-mail marketing, mais irá vender.

Para finalizar, é importante salientar que, para fazer o acompanhamento dos KPIs de e-mail marketing, você deve ter uma boa ferramenta de gerenciamento de campanhas. É ela quem irá te apresentar estes dados, por isso opte por um software que mostre as informações por meio de um dashboard amigável, que facilite sua interpretação e, de preferência, que possibilite armazenar os históricos para perceber a evolução de suas estratégias.

Você gostou destas dicas? Então comece a colocá-las em prática agora mesmo e boas vendas. Vamos Avanti?KPIs de e-mail marketing

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