E-commerce

Invista em mobile commerce e fique no bolso do seu cliente

O Brasil atingiu um número recorde de pessoas comprando pela internet no ano de 2013. Foram 50 milhões de consumidores que optaram pelo e-commerce para aquisição de produtos. Isso equivale a 50% dos usuários de internet do país. A boa notícia é que esse mercado tende a crescer em 2014. O esperado é que o aumento nas vendas gire em torno de 25% e o faturamento ultrapasse a barreira dos R$28 bilhões.

Se adequar a um mercado tão promissor, bem como entender o cliente e facilitar a compra são essenciais para o sucesso do comércio online. Dos usuários de celular, um terço já possui smartphone e as vendas através desse dispositivo móvel tendem a crescer a cada dia. Só em 2013, o acesso feito por tablet ou smartphone, de acordo com dados da Anatel, cresceu 12%.

Com o crescimento da internet mobile, a fusão do virtual com o físico torna-se praticamente inevitável. “O aumento na adesão ao smartphone propicia a entrada de novos consumidores e do uso da internet na busca de informação para a tomada de decisão. Isto propicia o perfil show rooming, que compara preços de lojas físicas e virtuais simultaneamente”, explicou o Diretor Geral da e-bit e VP do Grupo Buscapé, Pedro Guasti, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

compras

“O Brasil ainda tem uma oportunidade grande de crescimento para os próximos três a cinco anos. No ano passado, algumas tendências começaram a se tornar realidade, entre elas o mobile commerce. A demanda por smartphones cresce de maneira muito acentuada, o que alavanca ainda mais isso. Estima-se que em 2014, 35 milhões de novos smartphones serão vendidos”, completou o Diretor Geral da e-bit.

O empresário que quer manter a sua empresa competitiva precisa agir rápido e torná-la mobile. O site precisa ser responsivo pelo menos aos formatos de tablets e smartphones, mas a melhor solução está em desenvolver um aplicativo para a loja virtual ou uma versão da loja web native.

Confira a tabela abaixo que compara Native Apps e Web Apps*

Invista em mobile commerce e fique no bolso do seu cliente

No ano de 2014 a tendência é integrar lojas virtuais e as redes sociais. Estima-se que 5% das vendas realizadas no Brasil pela internet já venham das mídias sociais e isso deve crescer ainda mais.

As pessoas não acessam o Facebook, por exemplo, para comprar algo. Porém quando estão paradas com seus carros em algum congestionamento ou outro lugar e acessam a rede social pelo smartphone, acabam vendo um produto indicado por um amigo. Interessam-se e compram.

*Fonte: “Native apps e web apps: compreendendo suas especificidades de projeto para mobile-commerce”, por Cristiano Oliveira Lopes (UFPel/RS)

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