Avanti, E-commerce

Descubra se vale a pena integrar o seu e-commerce a um e-marketplace

A internet é o lugar onde as novas tendências de mercado surgem e isso acontece em todos os nichos, entre eles o de vendas online. Quem ainda não fez compras em um site de compras coletivas? Ou deu um lance em um leilão na web? Já bastante conhecido em outros países e ainda novidade no Brasil, o conceito de Marketplace voltado para o e-commerce tem dado o que falar.

Os e-marketplaces são plataformas que reúnem muitos e-commerces em um só site, como um verdadeiro shopping online. A ideia é bem simples: concentrar várias lojas virtuais em um só lugar, de forma que o cliente pague pelas compras feitas em diferentes e-commerces em uma única transação. Esse sistema beneficia o cliente, que pode comprar diversos produtos em só site e pagá-los de uma vez só, e para os proprietários dos e-commerces, já que todo o sistema do site e operações financeiras são de responsabilidade da operadora da plataforma.

Vantagens

Quem vende tem uma maior visibilidade para seus produtos, com possibilidade real de aumento de vendas, principalmente para lojas menores. Isso porque não é necessário grandes investimentos e estratégias mercadológicas complicadas para atrair consumidores. A operadora cobra percentuais das vendas e investe em publicidade para que a marca do seu portal chegue a cada vez mais pessoas. Assim, novos clientes passam a conhecer os produtos e serviços do seu e-commerce. A variada oferta de produtos também estimula o cliente a comprar, aumentando também o ticket médio da loja e a taxa orgânica de compra do site.

Já o cliente se beneficia ao encontrar produtos e serviços de vários segmentos em um só portal, além de um estoque grande de mercadorias e preços competitivos. Ele pode consultar o catálogo, encomendar produtos, tirar dúvidas online, realizar transações financeiras, rastrear as suas entregas, entre muitos outros serviços.

Com um maior número de clientes, a sua marca fica cada vez mais forte e impulsiona diretamente sua visibilidade e, consequentemente, seu faturamento. Vale ressaltar que o armazenamento dos produtos e a entrega ficam por conta da sua empresa e não da operadora do e-marketplace.

Ótimo negócio para pequenos e-commerces

A verdade é que os grandes varejistas dominam as vendas na internet e nem sempre satisfazem seus consumidores. Talvez por causa do grande volume de vendas, nem sempre conseguem garantir um atendimento personalizado e atingir as suas expectativas. É nesse gap que os e-commerces menores, integrados aos e-marketplaces, têm a possibilidade de captar novos clientes e aumentar a sua receita. Muitas vezes, só com a visibilidade oferecida pela plataforma já é possível observar uma melhoria na sua exposição na web e um aumento em suas vendas.

Outro benefício é que esse tipo de plataforma também facilita a gestão da sua loja virtual, oferecendo a possibilidade de mensurar os resultados de forma rápida e eficaz. De acordo com o comportamento dos consumidores, é possível escolher quais estratégias serão utilizadas para aumentar as vendas e decidir, por exemplo, quais produtos ficarão em maior evidência na vitrine do e-marketplace.

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