Marketing Digital

O que é Inbound Marketing e como funciona?

A era digital trouxe diversas possibilidades para as ações de marketing, especialmente na área de comunicação. Entretanto, os consumidores também vem mudando: com o volume cada vez maior de informações na rede, o usuário passa a pesquisar e estudar mais antes de fechar qualquer negócio. Ou seja, não adianta mais insistir em empurrar produtos para ele.

Este novo consumidor obrigou as marcas a repensarem suas estratégias, voltando-as para criar um laço com seu público. O Inbound é uma nova forma de pensar o marketing, com táticas baseadas em conquistar o interesse das pessoas, utilizando ações online, especialmente o compartilhamento e criação de conteúdo direcionado a seu público alvo, para estabelecer uma ligação com a marca.

Ao contrário do “velho marketing”, também chamado de Outbound Marketing, que simplesmente comprava anúncios e lista de e-mails para envio, esperando que as pessoas fossem convencidas por sua mensagem. O Inbound Marketing trabalha para que os usuários queiram ficar próximos à sua marca, por possuir um conteúdo que se encaixe em seus interesses.

Inbound Marketing: como funciona?

O Inbound Marketing trabalha em quatro momentos principais do processo de decisão de compra, agindo de forma diferente em cada um deles.

1. Criar atração

Não adianta apenas gerar tráfego para o website da empresa, ele precisa ser o tráfego correto são as pessoas com mais chances de gerar leads, e por fim conversões, que devem chegar até você. O primeiro passo é definir quais são estas personas, ou seja, quem de fato é seu público, e em seguida trabalhar para que sejam atraídos a seu website, ou plataforma de conteúdo.

Entre as principais ferramentas para atrair este público estão: Geração de conteúdo por meio de blogs e redes sociais, além de ações de SEO, para que as pessoas lhe encontrem nos mecanismos de busca.

2. Converter

Assim que os usuários chegarem a seu site, o próximo passo é convertê-los em leads ao reter suas informações de contato. Estas informações são um recurso valioso no marketing digital, mas para adquiri-las é necessário dar algo em troca, como o download de um e-book, whitepaper ou afins. Desnecessário dizer que todo esse conteúdo deve ser, no mínimo, interessante para estas pessoas.

Entre as ferramentas que se destacam nesta fase estão, os Call to Action, que levam os usuários ao download, e ao formulário onde deixarão seus dados. Também as Landing Pages, onde o usuário de fato deixa suas informações em troca do conteúdo.

3. Fechando negócio

Já temos os usuários certos e suas informações, ou seja, já os convertemos em leads. Agora é hora de torná-los clientes. Nesta parte do processo é importante deixar o consumidor o mais próximo o possível da marca, com ferramentas de automação de marketing, que levem mensagens regulares ao usuário com informações e conteúdo relevante. Também é importante utilizar as métricas corretas, para mensurar quais esforços de marketing produzem melhor resultado.

4. Manutenção de clientes

Não é porque o usuário já comprou seu produto que ele deve ser esquecido. É necessário mantê-lo engajado e satisfeito com sua marca, esta base de clientes, quando satisfeita, pode espalhar ainda mais sua mensagem de marca.

Ações em redes sociais, assim como de e-mail marketing, são boas formas de levar a estes clientes novos conteúdos que lhe interessem, assim como introduzi-los a novos produtos que correspondam às suas vontades e necessidades.

O Inbound Marketing oferece diversas vantagens às marcas. Suas ações custam 62% a menos do que as utilizadas pelo marketing tradicional, empresas que produzem conteúdo por meio de blogs levam 97% a mais de usuários às suas páginas na internet. Além disso, as ações digitais com essa metodologia alcançam um ROI de 275%.

Mas estes resultados não vem do nada, uma boa estratégia de Inbound Marketing é baseada em utilizar ferramentas para criar e enviar o conteúdo correto para as pessoas certas, nos canais mais eficientes e nos melhores momentos.

Quer saber mais sobre Social Media?! Baixe nosso E-book sobre mídias sociais!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!