E-commerce

Como criar a identidade de uma marca

Liberdade, rebeldia, viagens sobre duas rodas e muita atitude. Você reconhece esta empresa?

Estes são alguns dos conceitos que guiam a identidade da Harley Davidson. Eles fortalecem a marca, a tornam memorável e mais: procuram garantir que ela seja reconhecida seja onde for ou por quem for. As vantagens que uma identidade forte traz são inúmeras e não apenas em termos de divulgação e captação de clientes, mas também para fins de gestão. Uma identidade bem definida ajuda a traçar planos e estratégias consistentes para a empresa.

Por isso, não espere para investir nesta área. O trabalho de construção da identidade de uma marca exige paciência, comprometimento e constância – mas, certamente, vale a pena! Vamos ver como começar?

Primeiro passo: a persona

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Provavelmente um dos mais esquecidos e também um dos elementos mais importantes da construção de uma marca de comércio eletrônico é a construção de uma persona. Muitos profissionais que não lidam com marketing ou publicidade no dia a dia relacionam a noção de uma marca como muito próxima de um logotipo ou da aparência de um site. Mas a marca é, de fato, muito mais que isso. Fazendo uma comparação: se a marca fosse uma pessoa, ela certamente não gostaria de ser julgada apenas pelo que veste. A marca é uma entidade que representa a personalidade e a crença de um grupo determinado de pessoas. Dessa forma, ela é mais profunda do que seu design ou aparência.

Um exercício interessante é refletir qual a personalidade e a atitude da marca. Algumas perguntas de aquecimento…

  • Se ela fosse uma celebridade, quem seria?
  • Se fosse uma planta, qual seria?
  • Se fosse um animal, o que seria?

Claro, é só uma brincadeira, mas que pode ajudar a avançar a reflexão para os próximos passos. Afinal, há muitas razões para seu cliente optar por comprar da sua marca em detrimento do concorrente. Pode ser preço, qualidade ou conveniência, mas muitas vezes as pessoas compram pela marca em si – pelo que ela representa e pelo propósito que ela defende.

Segundo passo: a essência e o posicionamento

A essência a característica que define uma marca. É normalmente indicada em duas ou três palavras e deve permanecer constante em todas as categorias de produtos. O posicionamento deriva da essência, é como a empresa quer se colocar no mercado em que atua: qual papel se propõe ter na vida dos clientes e como irá transmitir a essência.

Essa série de conceitos vão traduzir a personalidade e s principais diferenciais da marca. Entre eles, qual imagem a empresa deseja passar: séria ou descontraída, moderna ou tradicional, regional ou internacional? Que vantagens ela pode oferecer ao público: rapidez na entrega, variedade ou qualidade dos produtos, exclusividade, flexibilidade ou preços acessíveis?

É nesta fase que aspectos práticos devem ser definidos: como a empresa vai conversar com seu público, como vai se comportar nos mais variados momentos (dos elogidos às reclamações), onde estará presente, que ações vai desenvolver, que assuntos vai abordar em sua estratégia de conteúdo, que cores e formas vai explorar em sua identidade visual, entre outros.

A Nike, por exemplo, tem como essência: performance atlética autêntica. Traduz a empresa inovadora, comprometida em trazer as últimas tendências e tecnologias para seu público-alvo, inspirando-o a praticar esportes e possibilitando queele tenha um melhor desempenho. Toda estratégia de marketing da marca está de acordo com este posicionamento.

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Terceiro passo: missão da marca

A missão é o motivo pelo qual a empresa existe. Vem acompanhada da visão, que é aonde a empresa quer chegar e dos valores, aqueles guias de práticas que assumirá ao longo do caminho. A missão de uma empresa que fabrica artigos esportivos, por exemplo, pode ser viabilizar e divulgar a prática esportiva. Sua visão pode ser se tornar a maior fabricante de artigos esportivos do Brasil. Seus valores podem ser inovação, criatividade e qualidade.

É com base nestes conceitos que a empresa deve crescer e se posicionar diante do mercado. Eles são a base para a sua identidade. Por isso, investir tempo, estudos e conhecimento na elaboração de conceitos alinhados com seus objetivos é fundamental, assim como garantir que cada funcionário os saiba de cor.

O branding como resultado

O branding pode ser definido como a construção da marca da empresa, produto ou serviço, desde a sua identidade visual ao seu slogan. É a sua imagem, construída através de ações de marketing para que seja lembrada, se torne referência e crie credibilidade. Outro objetivo de destaque do branding é o aumento do brand equity – o valor final da marca.

Para construir uma marca consistente, é preciso que todos os fatores envolvidos no trabalho de branding estejam alinhados. O logotipo, as cores, fontes, slogans e todas as demais formas de linguagem utilizadas pela marca devem passar o mesmo recado. É necessário, também, que todos estes aspectos sejam fiéis aos itens que exploramos anteriormente: a essência, o posicionamento e a missão. É a sua marca e todos os fatores que ela envolve que vão traduzir a identidade da sua empresa e garantir que ela seja reconhecida.

Agora que você já conhece os fatores fundamentais para a construção da identidade do seu negócio, que tal avaliar seu e-commerce? Então, vamos Avanti?

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Um Comentário

  1. VALMIR SILVA DO NASCIMENTO

    maio 20, 2017 em 3:25 pm

    Este artigo é de 2014, porém caiu como uma luva pra mim agora em 2017. Estou reformulando toda a estrutura de comunicação da minha empresa e essa leitura foi extremamente útil. O artigo é preciso e bem direto ao ponto. Obrigado!

    Responder

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