Branding, Marketing

Identidade Corporativa: Você sabe o que é?

O conceito de identidade corporativa – também chamado de identidade empresarial ou corporate identity – foi desenvolvido na primeira década do século passado pelo arquiteto e designer alemão Peter Behrens quando trabalhava para a AEG. Ele expressa a personalidade da companhia por meio de características que tornam uma organização ímpar, única, especial. Tais atributos podem ser classificados em dois grupos:

  • atributos essenciais – aqueles relacionados diretamente à finalidade, à missão e aos valores da empresa;
  • atributos acidentais – são características que ajudam a descrever a empresa, porém sem a capacidade de defini-la.

A identidade corporativa se manifesta de diversas formas. Ela está presente na marca gráfica, na comunicação interna e externa, no ambiente de atendimento, no material impresso, no layout da loja física ou de e-commerce, no portfólio de produtos etc. Seu desenvolvimento leva em consideração a imagem da marca, além de seu posicionamento no mercado.

A Avanti pode contibuir na criação de sua Identidade CorporativaBoas práticas

Uma área em que ocorre um vigoroso movimento de criação de identidade corporativa é o e-commerce. A massificação do acesso à internet e a popularização dos dispositivos móveis (smartphones e tablets) impulsionaram a multiplicação das lojas virtuais. Cada novo empreendimento, ainda que tenha como origem uma loja física, requer uma identidade corporativa que mantenha relação com a “empresa mãe”, mas reafirmando a sua própria “cara”. Há experimentação de novas linguagens voltadas para um público diferente.

O desenvolvimento da identidade corporativa se estabelece a partir de quatro elementos básicos:

  • Diferenciação – ela deve fazer com que a empresa se destaque entre a concorrência, sendo notada e atraindo a atenção do consumidor;
  • Relevância – uma de suas principais funções é se conectar aos desejos e aos anseios do público-alvo. A identidade corporativa deve expressar tal ligação. Por exemplo, uma loja virtual de material esportivo precisa transmitir uma imagem de ação, movimento, energia, vitalidade;
  • Coerência – nada pior para uma organização do que revelar contradição entre o que transmite e que realmente faz. Identidades corporativas que valorizam aspectos relacionados às questões do meio ambiente jamais se adequarão a companhias que atuam em atividades poluidoras. O consumidor identifica imediatamente o descompasso entre discurso e prática;
  • Reputação – a construção de uma identidade corporativa calcada na diferenciação, na relevância e a coerência tem como consequência direta o reconhecimento da empresa. A identidade ajuda a construir e a consolidar a reputação da companhia, tanto para o público externo quanto para o interno.

Cuidados

A construção da identidade corporativa é uma atividade a ser desempenhada por profissionais especializados. Fuja da tentação de de “criar” projetos a partir de observações e gostos pessoais. Cabe ao empresário abastecer os designers com informações que os ajudem a compreender a natureza do negócio, o espírito da companhia. Ele deve acompanhar o desenvolvimento do trabalho, porém dando liberdade de criação à equipe de desenvolvimento da identidade corporativa. Afinal de contas, o site de vendas precisa agradar ao público-alvo – e não necessariamente ao empreendedor.

Como ocorreu o processo de criação da identidade corporativa em sua organização? O resultado final foi satisfatório? Você pensa em criar uma identidade corporativa? Fale-nos sobre a sua experiência.

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