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Google: O garoto-propaganda do seu e-commerce

Saber de onde vem o seu público e como ele encontra você na internet é um dos dados mais importantes para um e-commerce. Com o auxílio de uma empresa especializada em transformar dados de audiência em informações estratégicas sobre o acesso ao site do seu negócio, é possível descobrir um verdadeiro mapa do tesouro.

Certamente você notará que grande parte das visitas ocorre através de pesquisa por nome ou características específicas de produtos em sites de busca como o Google. Neste post você vai aprender como tirar proveito disso e transformar o Google em garoto-propaganda da sua plataforma de venda.

Google

Ponto de partida das compras
A empresa que ainda não observa os números e o comportamento do cliente que utiliza o Google como ponto de partida de suas compras on-line está perdendo uma grande oportunidade de expandir seus negócios e aumentar suas vendas.

Partindo da ideia de que o site já trabalha com o suporte de uma empresa certificada Google Analytics e preocupa-se com a categorização de páginas e departamentos, já temos meio caminho andado para absorver as informações que ajudarão a entender como melhorar a performance nas buscas via Google e atrair mais clientes para a sua loja.

Fonte de inspiração e ideias
Inspire-se, por exemplo, nas informações que o próprio Google divulga sobre termos mais buscados. Em 2014, por exemplo, a partir de um levamento baseado num pacote de informações das mais de 100 bilhões de pesquisas realizadas por mês no site de busca, dá para dizer que foi o ano do selfie.

A palavra foi uma das mais buscadas no site de buscas. De acordo com o Google, pesquisaram com mais frequência para saber “como tirar uma selfie melhor” e isso pode significar não só que as pessoas estão mais vaidosas e dispostas a compartilhar seus momentos de felicidade, mas também que os recursos de fotografia via smartphones estão sendo cada vez mais usados.

Esta é uma informação importante que pode servir de mote para uma campanha publicitária ou uma promoção em um site que comercializa eletrônicos dentro do próprio site para atrair os “selfies clientes”.

O chapéu do Pharrel
Outro dado revelador na lista dos campeões do Google em 2014 mostra como a internet reage como segunda tela da TV e aponta estratégias diferenciadas que o site de e-commerce pode tomar de olho justamente neste comportamento conectado do telespectador. Durante a entrega do Grammy 2014, o “Oscar da música”, o cantor Pharrel Williams, autor do sucesso “Happy”, se apresentou usando um chapéu que chamou a atenção de quem estava assistindo de casa.

Segundo o Google, o termo “comprar chapéu do Pharrel” esteve próximo de alcançar o topo da lista de mais pesquisados e isso favoreceu a marca do acessório usado pelo cantor (Mountain Hat), que também teve um aumento considerável nas pesquisas.

Estratégia para ocasiões especiais
Este exemplo sugere que o site de e-commerce esteja atento para ocasiões como grandes eventos como o Grammy e outros, e assim possa se antecipar e também surfar na onda de buscas que estes momentos costumam gerar. Se o desafio é trabalhar com o Google como garoto-propaganda, cabe ao site de e-commerce “escrever o roteiro” para ocasiões especiais criando seções específicas para o evento baseado em conceitos de categorização.

Ter um canal para publicação de conteúdo, como um blog, por exemplo, também ajuda no processo de indexação e ranqueamento nas buscas do Google. Uma novidade é que Google e Twitter firmaram recentemente um acordo e agora o conteúdo do site de microblogs também é exibido nos resultados do site de buscas da gigante da internet.

Ou seja, use o Twitter, que é uma ferramenta de segunda tela por excelência, também para gerar acessos e vendas no site especialmente durante os grandes eventos. E não deixe de conferir também se a versão mobile do seu site também está ok, para não frustrar esse usuário que faz buscas no Google ou no Twitter via smartphone enquanto fica de olho na TV.
Aproveite e avalie gratuitamente seu e-commerce e veja o que precisa melhorar seu desempenho de vendas. Vamos Avanti?

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