Avanti, Tecnologia, Web

Gamificação para conquistar engajamento e fidelizar clientes

É muito provável que você já esteja familiarizado com o termo gamificação, afinal, mais de 70% das duas mil maiores marcas do mundo já usam a metodologia. Este é um dado levantado pela Gartner, empresa de pesquisa de marketing. Outro dado interessante divulgado pela empresa é em relação às perspectivas de crescimento da técnica: até 2018 este será um mercado de mais de 18 bilhões de dólares.

A explicação para que cada vez mais empresas adotem a gamificação é simples: Esta é uma técnica que promove o engajamento, aumenta a produtividade e a motivação em ambientes empresariais. Pode ser usada tanto internamente, com os colaboradores, quanto com o público externo, para fidelizar consumidores.

Gamificação

O uso da gamificação nas empresas Gamification foi o termo usado por Nick Pelling, em 2003, para descrever a aplicação de elementos de jogos em outros contextos. No Brasil, são usados os termos gamificação e ludificação. A proposta é usar técnicas criativas e divertidas para transmitir conhecimento e para fortalecer vínculos entre empresa e colaborador ou empresa e cliente.

Dois exemplos de elementos utilizados são os rankings e as medalhas. Lembra do antigo Foursquare? Este é um dos melhores exemplos para explicar a gamificação. Os usuários tinham metas (fazer check in nos lugares em que passavam para ganhar emblemas e medalhas) e podiam visualizar a sua colocação em um ranking (algo importante para estimular a competitividade positiva).

gamificação-elementos

Ludificação e o engajamento dos clientes A ludificação também é uma técnica eficiente em promover o engajamento com o seu público consumidor. Por isso, cada vez mais e-commerces fazem uso desta interessante ideia. São propostos desafios e metas que devem ser cumpridas pelos clientes. Sempre que uma missão é cumprida, ele recebe uma recompensa.

A recompensa é um elemento indispensável na gamificação, e a ideia de ganhar prêmios aumenta a motivação do jogador. Estes prêmios podem ser dados em forma de descontos no site ou de medalhas virtuais. Você também pode dividir seus clientes em categorias. Sempre que ele chega à determinada pontuação, é promovido a uma categoria superior.

Esta é uma maneira de incentivar a participação ativa do consumidor no seu site, e uma forma interessante de promover o engajamento e de fortalecer o vínculo da marca com o cliente.

Um exemplo real é o Dropbox. Usuários participativos têm mais espaço para armazenar dados na nuvem. Para isso, é preciso cumprir tarefas como fazer um tour pelo site ou indicar o serviço a amigos.

O uso de aplicativos A gamificação é um processo dinâmico, uma experiência que pode ser enriquecida quando há a possibilidade de ser usada nos smartphones e dispositivos móveis. Para isso, é preciso fazer uso de aplicativos que promovam um maior acesso aos jogos e desafios criados pela sua empresa. Essa é uma maneira de garantir maior participação de colaboradores e clientes. Vale lembrar que na gamificação a interação deve ser voluntária.

E então, que tal apostar na gamificação e fidelizar os seus clientes e colaboradores?  Se você ficou com alguma dúvida escreva aqui nos comentários ou conheça mais sobre nossos serviços de desenvolvimento mobile clicando aqui! Vamos avanti?

Gamificação

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!