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Funil de vendas o que é e como funciona

O que é o Funil de vendas?

Em linhas gerais, o conceito do funil de vendas remete à um conjunto de etapas e gatilhos cujo objetivo é dar suporte a jornada de compra das personas de um negócio. Sendo assim, é considerado como um funil assertivo e bem-sucedido aquele que torna o processo previsível e escalável. E, assim, facilita o processo de aquisição de clientes e de tomada de decisão.

Para o funil ser ainda mais assertivo, marketing e vendas precisam trabalhar juntos, cada um em determinadas etapas da jornada de compra (Aprendizado, Reconhecimento do problema, Consideração da solução, Decisão de compra).

Engana-se quem pensa que o funil de vendas deve ser utilizado apenas em vendas complexas. Por isso, no tópico a seguir, daremos um exemplo para que você compreenda melhor esse conceito.

Funil de vendas: um exemplo prático

Vamos supor que você já tenha comprado um tênis uma vez na vida, para utilizar no dia-a-dia. Isso quer dizer que você já passou pela jornada de compra ao menos uma vez. E, por isso, quando decidir comprar outro tênis, partirá do reconhecimento do problema (não tenho um tênis para o dia-a-dia) e passará por um rápido processo de consideração (eu realmente preciso? Tenho dinheiro para isso?) e tomará sua decisão se comprará o tênis ou não. Essa é uma jornada de consideramos de baixo risco e impacto, porque não é complexa.

Agora, vamos imaginar uma jornada mais complexa: você irá comprar um tênis de corrida pela primeira vez, pois irá participar de uma maratona. Sendo assim, a jornada não será a mesma, não é? Pois, apesar de você possuir uma ideia de que precisa de um tênis específico, não tem informações sobre os problemas que correr com um tênis que não seja próprio pode causar e não sabe como isso irá impactar o seu desempenho na corrida ou quais as opções disponíveis.

Por que trabalhar com um funil de vendas?

É fundamental conhecer a jornada de compra de sua persona e como conseguir qualificar o potencial cliente através das etapas do funil de vendas e assim até mesmo diminuir o ciclo da venda.

Veja um exemplo de Funil de vendas:

funil

Fonte: Resultados Digitais

Trabalhar com o funil permite que a empresa consiga criar gatilhos automáticos para converter visitantes em leads, qualificar esses leads em oportunidades e por fim, transformá-los em clientes, de forma que marketing e vendas trabalhem alinhados e com escala, otimizando os recursos.

Como você pode perceber, o funil de vendas é fundamental para manter um negócio escalável e sustentável. Afinal, ele permite que a empresa direcione suas ações para atingir os objetivos e aumentar a receita e diminuir o custo de aquisição de clientes.

Quer fazer o seu funil de vendas? Entre em contato com a Avanti!

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