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Flat Design: o que é e suas tendências

Você já deve ter percebido como alguns sites e aplicativos, apesar de digitais, imitam meios analógicos em sua aparência. São as extremidades sombreadas, os chanfros, relevos, fontes e formas elaboradas. Uma linguagem visual que foi transferida das folhas de papel para as telas na tentativa de tornar os objetos mais “reais”, mas que, na verdade, já não é lá muito necessária.

É na contramão dessas formas rebuscadas que surge o Flat Design, o design plano. Melhor adaptado aos nossos novos canais digitais de comunicação, ele é construído com formas e fontes simples, cores sólidas, layout clean. Uma combinação que resulta em interfaces mais claras, fáceis de visualizar, de ler e de interagir, e que se adapta perfeitamente às telas com as quais nos relacionamos hoje.

Basta imaginar um site complexo, repleto de efeitos e botões, sendo visualizado em uma tela de smartphone – complicado, não é? Em telas reduzidas, com touchscreen, a simplicidade não significa apenas beleza, mas também usabilidade. E é nessa finalidade que se baseiam as principais características do Flat Design.

Efeitos

Não há mais a preocupação com a “realidade”. Pelo contrário. Hoje, as telas já são suficientemente “reais”, parte do nosso dia a dia. Estamos habituados a elas.

Por isso, a preocupação com os efeitos é deixada de lado no Flat Design. Os botões na tela não precisam mais parecer botões da vida real – vão-se as sombras, reflexos, texturas. Para essa nova linguagem, as formas planas são o suficiente.

Elementos geométricos

O Flat Design é feito de elementos, em sua maioria, quadrados, retangulares, redondos. Formas simples, mas que não significam que esse tipo de design seja fácil.

Para um resultado prático e visualmente agradável, os profissionais que já se dedicam a essa nova tendência precisam conhecer a fundo a dinâmica de cores e formas. É preciso comunicar mais com menos. Construir formas clean, mas significativas, que facilitem o entendimento e a utilização das interfaces.

Cores

Com a quantidade de efeitos minimizada, as cores mais sólidas predominam no Flat Design. Os tons utilizados são, geralmente, mais vivos, alegres e as combinações costumam ser mais coloridas.

Tanto cores primárias e secundárias quanto cores diferenciadas são utilizadas, sempre de acordo com suas características marcantes – é sempre importante lembrar que as cores também transmitem sentimentos e sensações que interferem na imagem da marca que os usuários formarão.

Tipografia

As fontes desempenham um papel de destaque nesse novo design. Geralmente, as fontes mais “limpas”, sem rebuscamento, são as preferidas para esses projetos, por estarem alinhadas com os demais elementos. Fontes com serifa, com o efeito escrito à mão, entre outras mais elaboradas, podem ser utilizadas, mas geralmente o são com cautela e em projetos específicos.

A regra geral é um texto limpo, fácil de ler até nas menores telas.

Simplicidade

O Flat Design é minimalista, um estilo que se consolidou nos últimos anos também em relação à identidade visual das marcas. Você talvez já tenha reparado na evolução das logos de empresas tradicionais ao longo dos anos. Com raras exceções, elas costumam partir de desenhos rebuscados e elaborados para se tornar pura simplicidade. Pense na logo da Apple, Nike, Microsoft. Muitas das empresas mais jovens já nascem dentro dessa lógica também.

No Flat Design, as telas carregam a menor quantidade de elementos possível. Apenas o suficiente para expor o conteúdo e funcionalidades necessários. Não é raro se deparar com telas quase “vazias”.

Vantagens

O digital exige uma nova linguagem. Nosso comportamento mudou com ele: hoje, somos apressados, não gostamos de garimpar informações, ter um trabalho imenso para encontrar o que precisamos. Nossa leitura mudou, tornou-se mais rápida e dinâmica, nós exigimos praticidade. E o Flat Design, muito mais do que surprir essas necessidades, representa muito bem o que nos tornamos.

Fique de olho nessa tendência! Reflita sobre como sua empresa pode adotar o Flat Design, um novo estilo de linguagem. Compartilhe sua opinião sobre esse assunto nos comentários!

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