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Fidelize seus clientes através de um aplicativo mobile

Em 2014 os brasileiros compraram 104 smartphones por minuto. De janeiro a dezembro, foram 54.5 milhões de aparelhos comercializados, o que representou um crescimento de 55% na comparação com 2013. As informações são da consultoria IDC, que aponta também um vertiginoso crescimento na comercialização de tablets: mais de 2,3 milhões de unidades apenas no último semestre do ano passado.

Nesta tendência, as vendas dos computadores pessoais (PCs) cairam 26% em relação a 2013. Isso mostra o quanto os consumidores estão mais propensos às experiências móveis para comunicação, especialmente via internet.

Você já pensou em como o seu negócio pode se beneficiar deste movimento do mercado? A disponibilização de um aplicativo mobile para os clientes pode melhorar o atendimento, a experiência do cliente e aumentar a interatividade com a marca. Isso falando de uma forma bem geral.

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4 razões para oferecer um aplicativo mobile aos seus clientes:

1 – Melhorar a experiência com a marca

Os apps são as ferramentas mais modernas para a comunicação de uma marca atualmente. Com eles, o consumidor consegue fazer suas compras diretamente do seu smartphone ou tablet por meio de uma navegação amigável, com fácil navegabilidade e de uma forma interativa.

Os benefícios são desde a imagem inovadora até a possibilidade de melhorar a interatividade com o consumidor, poder coletar informações sobre suas preferências e oferecer conteúdo educativo e de entretenimento sobre o universo de negócio da empresa.

2 – Análise do comportamento do consumidor

Um app é mais uma ferramenta que pode demonstrar ao gestor do negócio o comportamento do consumidor. É possível rastrear todo o trajeto percorrido pelo usuário dentro da loja virtual, por exemplo, e entender a forma com que ele navega e os produtos pelos quais mais se interessa.

Com este entendimento, fica muito mais fácil criar ofertas segmentadas, fazer ações de marketing melhor direcionadas e atingir o público-alvo de uma forma mais assertiva.

3 – Estar presente em qualquer hora e lugar

Mais do que ter um bom site e uma loja virtual, um app leva sua marca para onde seu cliente ou potencial cliente está – na palma da mão. Isso é um diferencial competitivo, especialmente quando nos lembramos que a concorrêcia está, cada vez mais, há um clique de distância.

4 – Criação de programas de fidelização

O antigo cartão fidelidade agora é virtual. E nada melhor do que oferecê-lo em forma de aplicativo para o sistema operacional do cliente (Androide, iOS, ou interface web). Para os clientes que baixarem o app é possível criar ofertas exclusivas, pontuar conforme as compras e oferecer premiações especiais.

O que diferencia um app de um cartão fidelidade convencional é a possibilidade de coletar e analisar os dados, transformando-os em informações úteis para a sua estratégia de negócio.

O mundo está ficando, cada vez mais, Mobile First, ou seja, a tecnologia móvel está protagonizando o desenvolvimento e a preferência das pessoas, acompanhando o comportamento do público, que agora quer poder acessar informações, interagir com as marcas e comprar os produtos de maneira fácil e a qualquer hora.

Oferecer aplicativos que proporcionem esta interação é mais do que estar alinhado com a movimentação do mercado, é mostrar ao cliente que você está atualizado e quer oferecer o melhor serviço.

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