Ter um e-commerce é muito mais do que montar uma loja virtual, colocar vários produtos a venda e divulgar ou esperar que os clientes cheguem e cliquem para realizar a compra. É preciso ter um bom relacionamento com o público e, principalmente, torná-los fiéis a sua loja. Você se preocupa com a fidelização de clientes em seu e-commerce? Para ter um cliente fiel é importante que um conjunto de ações seja feito, visando estreitar a relação e garantir a satisfação do consumidor.
Ter clientes fiéis à sua empresa ou marca significa ter consumidores ativos e consequentemente um bom movimento na sua loja. Só assim o seu comércio eletrônico será competitivo e sustentável, podendo brigar com as demais lojas dos ramos pelo cliente e por cada venda.
Fidelização de clientes: Como proceder?
A primeira coisa que você precisa avaliar é como vai a sua relação com o seu cliente. Uma maneira simples e que pode dar uma boa ideia do cenário atual é ver quantos deles voltaram para fazer a segunda compra. Caso note que uma porcentagem grande de clientes fez a primeira aquisição de produtos e nunca mais voltou, é por que algo está muito errado. Se a pessoa não voltou é por que não gostou de algo e com isso, além de não comprar, vai classificar a sua loja como ruim e espalhar uma má reputação na rede.
Como você não se preocupa com isso, nem notará e pouco a pouco o seu comércio vai afundando. Para mudar isso, comece estreitando a relação com seu cliente com as seguintes ações:
- Envie um e-mail após a compra visando da entrega;
- Mande um link para que ele possa fazer uma avaliação da compra;
- Avalie a compra e ajuste o que estiver errado;
- Tenha uma política de trocas e devoluções;
- Responda os emails com rapidez;
- Divida os clientes em personas diferentes para que fique mais fácil o direcionamento de propagandas;
- Ofereça descontos na próxima compra;
- Coloque novidades em sua loja;
- Crie programas de fidelidade.
Como agir para atrair novos clientes e fidelizar os antigos
- Novos produtos: nada pior do que entrar em uma loja e ver sempre as mesmas coisas. Por isso, não se esqueça de ter produtos novos a venda e destaca-los no site.
- Descrição: capriche na descrição e nas fotos dos produtos. Deixe o seu consumidor com vontade de voltar para comprar algo que gostou.
- Forma de pagamento: ofereça várias formas de pagamento. Alguns preferem boletos, outros cartões e outros só compram com sistemas intermediados como paypal e pagseguro.
- Canal de atendimento: tenha uma forma prática e rápida de contato para que o cliente tire dúvidas. O melhor é um chat, mas se isso não for possível, deixe um email a vista e responda prontamente, resolvendo qualquer problema ou tirando dúvidas.
- Benefícios: ofereça descontos para a segunda compra ou um brinde. Isso ajuda a pessoa a voltar.
- Redes sociais: invista em redes sociais, interaja com as pessoas e seja agradável.
Gostou das dicas? Você já aplica alguma delas na sua loja? Conte pra gente nos comentários!
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