Marketing Digital, Mídia Online

Ferramentas essenciais para sua estratégia de marketing digital

Não dá pra imaginar uma boa conversão no mundo digital sem que sejam utilizadas as ferramentas certas nas estratégias de marketing. O espaço online é bastante competitivo, mas essa competição se mantém até a captação do cliente, após isso, a competição é com o próprio conhecimento e estratégias certeiras e capazes de gerar resultados para o negócio. E você já está utilizando as ferramentas certas para alavancar as vendas da sua empresa? Lembre-se que fazer marketing digital não é fundamental apenas para quem vende online, mas para toda a empresa que pretende se tornar conhecida independente do mercado de atuação.

Montando uma estratégia

Defina as ferramentas e mídias que serão utilizadas na estratégia de marketing digital.

  • Site - É importante criar um site que disponibilize todas as informações sobre a empresa e também o produto com o qual se trabalha. O cliente precisa saber onde encontrar sempre que precisar da empresa;
  • Blog - O blog é uma ótima fonte de informação e conteúdo para o seu cliente. Com postagens relevantes haverá interesse em visitar o blog da empresa;
  • Mídias alternativas- Um Canal no Youtube tem o mesmo objetivo do blog, mas ao invés de textos, utiliza-se de vídeos e áudios referentes ao segmento da empresa. Também poderá criar uma conta no twitter e postar as novidades diárias;
  • Páginas de relacionamento - Uma Fanpage no facebook favorece a interação entre os usuários da rede social e na captação de clientes.

Com essas ferramentas a sua empresa já estará se utilizando do marketing digital. Agora é necessário entender como ser referência e gerar resultados dentro dessas mídias.

SEO no marketing de conteúdo

De nada adianta realizar uma postagem de qualidade no blog da empresa se ele não for encontrado pelo cliente. Por isso é preciso agregar técnicas de otimização para que esse conteúdo apareça na primeira página dos buscadores. Escrever textos que respondam a questões pertinentes do usuário é uma ótima forma de ser encontrado, visto que 80% das buscas são feitas em forma de perguntas.

Links patrocinados

Uma ótima forma de ser encontrado é a utilização de links patrocinados. As duas principais ferramentas de campanhas são o Google Adwords e o Facebook Ads. Em ambos os casos o cliente poderá escolher o pagamento por click ou por mil visualizações, além de poder segmentar a campanha de acordo com o público e a localização da empresa. No Adwords as campanhas somente serão mostradas em conteúdos relacionados. Outra ferramenta importante utilizada pelo Google é o remarketing, o qual é um sistema que mostrará novamente as propagandas para pessoas que já visitaram as campanhas de determinada empresa.

Email-marketing

Esse já é um contato direto entre a empresa e o cliente. Repetir e-mail ou apenas enviar promoções ou produtos de ocasião não é a melhor forma de utilizar essa ferramenta. Por isso poderá trabalhar com lançamentos para prender a atenção do cliente.

  1. Construa uma lista – Para chegar ao e-mail marketing a empresa já precisa ter um bom posicionamento dentro das redes sociais, dos buscadores ou já ter segmentado o público através das campanhas patrocinadas. Crie uma newsletter e motive o visitante do blog da empresa a assinar para receber novidades.  Dessa forma terá certeza de enviar e-mails apenas para pessoas interessadas nesse conteúdo. Um sistema de autoresponder poderá programar o envio dos artigos e textos conforme eles forem postados.
  2. Poste artigos interessantes e envie para os e-mails cadastrados na newsletter - Utilize uma chamada no final do texto para preparar o cliente para o próximo post, ao mesmo tempo em que aguça a curiosidade. A ação necessária para converter mais é convida-los a acessar as páginas de relacionamento da empresa, seja o site, blog, canal no youtube ou fanpage no facebook.
  3. Quando oferecer algo, procure utilizar gatilhos para aumentar as conversões - Os principais gatilhos se referem a escassez, à grande procura, pois identifica uma grande aprovação de outros clientes e aos benefícios do produto.

Com isso a empresa se tornará:

Relevante

Mantendo a clareza em todas as campanhas da empresa, o cliente saberá do que se trata, independente de ter contato pelas mídias sociais, links patrocinados e-mail marketing ou outra ferramenta.

Consistente

Manter uma campanha com objetivos claros trará consistência a empresa. Isso porque todos os passos foram seguidos e as arestas aparadas. Querer modificar campanhas sem antes esperar o final para fazer uma análise detalhada, fará com que as estratégias se percam pelo caminho.

Específica

Ao falar de um determinado produto o cliente já consegue ligar a sua empresa? Se a resposta for sim você está no caminho certo. Para descobrir isso é preciso se colocar no lugar do cliente e descobrir o quanto específico está sendo nas campanhas. Se nem você conseguir entender a própria campanha está na hora de mudar de estratégia.

E você, quer turbinar seu e-commerce? Fizemos uma seleção de 10 dicas importantes que vão trazer resultados imediatos à sua loja virtual. Clique aqui e coloque em prática hoje mesmo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!