Avanti, Facebook Ads, Marketing Digital, Web Analytics

Facebook Ads: Como usá-lo para potencializar os resultados do seu negócio

Facebook Ads é o serviço de publicidade que a rede social de Mark Zuckerberg oferece aos anunciantes. Na prática, são os anúncios que aparecem para os usuários na barra lateral direita da página inicial ou em páginas de perfil do Facebook e páginas de fãs.

As possibilidades de anúncios no Facebook Ads oferecem às empresas a oportunidade de falar com um público específico (segmentado), definir o orçamento (pré-pago), e avaliar os resultados por meio de estatísticas de alcance e engajamento. Tudo isso em diferentes dispositivos – desktops, smartphones, etc.

Comunicação com as pessoas certas
Recentemente, o Facebook anunciou que chegou à impressionante marca de 1,44 bilhão de pessoas conectadas em todo o mundo. Dessas, mais de 89 milhões estão no Brasil – 59 milhões ativos diariamente. Logo, essa rede social é um excelente local para a publicação de anúncios destinados ao público-alvo. É no Facebook que as pessoas estão!

Se considerarmos que os anúncios são mostrados somente às pessoas que se encaixam no perfil escolhido pelo anunciante, com base em parâmetros como localização, idade, gênero, dentre outros, a assertividade das ações no Facebook é grande.

E tem mais: os anúncios do Facebook Ads não dependem de “cookies” (arquivos de textos que armazenam as preferências dos usuários, conforme seu histórico de navegação) para atingir as pessoas certas, pois os próprios usuários demonstram suas preferências em seus cadastros, nas páginas que curtem, no conteúdo que compartilham, etc.Facebook Ads - Dicas da Avanti para investir

Custo-benefício de anunciar com Facebook Ads
Vale a pena, investir no Facebook Ads? Além da facilidade de segmentação, o custo é bem menor do que na chamada mídia tradicional (impressos, rádio e TV). De acordo com a agência americana Moz.com, para atingir mil pessoas com um anúncio de jornal é necessário investir, em média, 32 dólares. Para chegar a esse mesmo número de pessoas com Google Adwords (a ferramenta de anúncios do Google) o custo é de R$ 2,75. Com o Facebook Ads, o custo cai drasticamente: apenas 25 centavos para falar com mil pessoas.

Outro ponto interessante quando falamos de custo-benefício em ações publicitárias no Facebook é a possibilidade de prever os investimentos. O anunciante configura a quantidade de cliques que deseja obter e paga antecipadamente por ela. Em outras palavras: é pré-pago. Ao atingir a quantidade exata de pessoas desejada, o anúncio para de ser exibido na rede.

Como usar o Facebook Ads
Anunciar no Facebook é relativamente fácil. O trabalho maior está em traçar uma estratégia, pois, tecnicamente, a ferramenta é simples e intuitiva.

A seguir, veja algumas dicas para explorar ao máximo o Facebook Ads e atingir seu público-alvo, conduzindo-o para ações como acessos à loja virtual e aos conteúdos, entrega de aplicativos, entre outras.

1 – Tenha uma fanpage

A Fanpage é a página utilizada pelas empresas para reunir seus fãs (o público-alvo). Ela é diferente dos perfis para usuários – aqueles onde as pessoas comuns adicionam amigos. Ela é gratuita e fácil de montar.

2 – Crie um anúncio estratégico

Todo e qualquer post que a sua empresa publicar pode ser promovido na forma de anúncio. Eles podem ser exibidos em formato de posts patrocinados ou anúncios nas barras lateral direita do monitor do usuário.

Contudo, é interessante ter uma estratégia de anúncios e ser criativo. Caprichar na imagem e no texto (call to action, mensagens persuasivas e instigantes).

3 – Fique de olho na segmentação

A escolha do público que deve ser atingido é fundamental para o sucesso dos anúncios no Facebook Ads. Por isso, é muito importante conhecer o público-alvo e saber exatamente quais resultados se espera obter com os anúncios.

Segmente ao máximo, diminuindo as chances de desperdiçar cliques com as pessoas erradas. Cada centavo conta.

4 – Atenção para o orçamento

É importante incluir um budget para os anúncios nas redes sociais. E não investir tudo de uma vez só. A vantagem de fazer investimentos moderados e contínuos é a facilidade de testar e ajustar no próximo anúncio – é possível parar a exibição no meio do caminho, por exemplo.

5 – Mensure os resultados. Sempre!

Se tudo foi feito da forma correta, os resultados serão os melhores possíveis. Mas não espere o final da ação para ver os retornos. Acompanhe o andamento. Perceba se as pessoas certas estão sendo atraídas, se há geração de leads, se há aumento de tráfego nas páginas que recebem direcionamento do anúncio… enfim, acompanhe as métricas definidas lá no início da ação.

Quer saber mais sobre Social Media? Baixe nosso E-book!Facebook Ads - Saiba como utilizá-lo.

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

Seu email não será divulgado.Os campos obrigatórios estão marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!