Avanti, E-mail Marketing, Evolução, User Experience, Web Analytics

Faça o teste A/B antes de lançar uma campanha de e-mail marketing e supere suas metas

O e-mail marketing é a ferramenta de marketing digital que tem um dos melhores retornos sobre o investimento (ROI, em inglês). Isso acontece porque é a forma preferida dos clientes de receber ofertas e novidades das marcas pelas quais se interessam. Mas será que você está tirando o máximo do que a ferramenta pode lhe dar para a geração e conversão de leads? Você sabe qual é o tipo de e-mail marketing que a sua base de contatos prefere receber?

O teste A/B para e-mail marketing

Se você deseja que suas campanhas tenham melhor desempenho, atraindo mais conversões, pense em usar o teste A/B em seus e-mails marketing. É simples e seguro. Basta separar uma parcela de 10 a 20% da sua base de usuários para aplicar o teste. Você pode até usar uma ou duas letras iniciais que englobem o percentual, assim não terá como confundir a base que foi testada daquela que não foi. E somente depois que obtiver a resposta sobre o que mais gostaram e mais rejeitaram, é que você decidirá que tipo de e-mail marketing encaminhar aos 80/90% da sua base de leads.

Você pode testar não apenas o conteúdo, mas também a forma como esse conteúdo é enviado. Por exemplo, há quem diga que um assunto (título) que tenha até 60 caracteres tem mais chance de o usuário abrir o e-mail. Há quem fale em 70 caracteres. Está aí um item que você pode encontrar sua própria receita. Outra questão se refere ao call to action, se deve ser colocado no início ou no final do texto. O teste A/B responderá sobre o que funciona melhor para a sua base de leads.

O melhor dia da semana e o melhor horário para a abertura dos e-mails marketing também são itens a serem testados. Há quem diga que o final da sexta-feira seja bom, outros  que a terça-feira costuma ser um dia menos complicado nas empresas e as pessoas dispõem de mais tempo livre para verificar seus e-mails pessoais. Por que não testar para ter a sua própria resposta?

O primeiro passo para realizar um teste A/B é você emitir e-mails marketing de uma plataforma adequada. Entre algumas mais populares, gratuitas e de maior porte, destacam-se a MailChimp (envio de até 12 mil e-mails marketing/mês para 2 mil contatos), a Mad Mimi (12.500 e-mails marketing/mês para 2.500 contatos), e a Simply Cast (30 mil/mês para 2 mil contatos). Entre as pagas, a Aweber é uma das principais.

O importante é você definir o que realmente interessa testar, uma vez  que as variáveis são múltiplas. Entre aquelas que podem fazer diferença, como falamos, estão o assunto (título), as fontes, imagens, layouts, horários e dias da semana, e até o call to action (se antes ou no final do texto, tamanho, cor, etc.). Após o teste, você escolhe os vencedores, de acordo com os objetivos do seu e-mail marketing: abertura do e-mail, número de cliques ou percentual de conversão.

No caso do e-mail marketing, é muito comum acharmos que sabemos a resposta, simplesmente porque achamos, por exemplo, que o melhor dia da semana para receber um e-mail marketing seja o nosso. A grande questão é que o nosso público pode não pensar como nós. É preciso testar para saber, com certeza, se fazemos parte da minoria ou da maioria. Portanto, tenha cuidado, antes de assumir que a sua hipótese é a correta, teste, analise, comprove. É a famosa teoria ABT (Always Be Testing), ou seja, em marketing digital, testar tudo o que for possível e, jamais, partir dos nossos próprios pressupostos.

E você, conhece de fato as preferências da sua base de dados?

Já avaliou como está a performance do seu e-commerce? Avalie agora mesmo com nossa ferramenta online! Vamos Avanti!

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.

FIQUE ATUALIZADO

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Respeitamos sua privacidade.
Nunca enviamos spam!